Tudo que você gostaria de saber sobre a Primeira vez

Tudo que você gostaria de saber sobre a Primeira vez

Percebemos pelas perguntas que chegam a nossa coluna Papo Sério, que muitas dúvidas referem-se a primeira vez, seja do menino ou da menina, então reunimos nesta materia uma relação com as principais dúvidas, respondidas pelo Dr Jairo Bouer, na sua coluna para FolhaTeen.

Tire suas dúvidas mais comuns sobre o início da vida sexual a dois

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Você está contando nos dedos quantos dias faltam para aquele momento tão desejado, tão esperado e, ao mesmo tempo, tão cheio de medos e dúvidas que é a primeira vez? Se você anda nervoso, ansioso, inseguro e encanado, pode ter certeza de que não é o único.

No Brasil, os jovens estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo. Uma grande pesquisa, chamada “Comportamento Sexual da População Brasileira“, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Cebrap em 1998 e 1999, mostrou que o início da vida sexual do jovem brasileiro está mais precoce do que há duas décadas.

Em 1984, só 13,6% das meninas tinham tido uma relação sexual completa antes dos 15 anos. Esse número saltou para 32,3% em 98. Entre os garotos, o número de jovens com a primeira relação sexual antes dos 15 pulou de 35,2% em 1984 para 46,7% em 98. Moral da história: um terço das meninas e metade dos meninos já transaram antes dos 15 anos no Brasil.

Achou muito cedo? Pois saiba que essa média é ainda mais precoce nas populações mais pobres, na população negra e entre filhos de pais separados.

Será que a moçada está mesmo preparada para a primeira vez antes dos 15? Essa pergunta divide os especialistas. Com 15, muita gente ainda não tem maturidade para lidar com as responsabilidades do início da vida sexual. Por outro lado, é difícil mudar uma tendência de comportamento que tem a ver com a liberalização de hábitos e de costumes nos últimos anos, com a mudança do papel da mulher na sociedade e com a maior exposição do jovem à informação e à sexualidade.

Tudo que você gostaria de saber sobre a Primeira vez

Uma das indicações de que a moçada pode ainda não estar “pronta” é o baixo uso de métodos anticoncepcionais na primeira transa. Alguns trabalhos mostram que apenas 15% das meninas usaram algum tipo de método anticoncepcional no começo da sua vida sexual. É muito pouco!

Mas esse panorama pode estar mudando. A mesma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o uso de preservativo tem aumentado nas camadas da sociedade com maior acesso à informação.

A gente resolveu dar uma mãozinha para você, respondendo às dúvidas mais comuns que chegam ao Folhateen sobre a primeira vez. Antes de iniciar sua leitura, fica aqui um recado: não é preciso ter pressa! Bem informado, mais tranquilo e sabendo escolher a sua hora, você aumenta as chances de um começo mais legal da sua vida sexual. Aproveite!


MENINAS

1
É verdade que a menina não corre risco de engravidar na primeira vez?
Corre risco, sim. A idéia de que o hímen na primeira transa protege contra a gravidez é uma grande bobagem. A menina precisa se proteger da mesma forma, usando um método anticoncepcional.

2
Posso pegar Aids na primeira vez?
Lógico que sim. Por isso a camisinha é o passaporte para uma vida sexual mais feliz, tranquila e segura.

3
Camisinha atrapalha e incomoda mais na primeira transa?
Não! A camisinha é a sua garantia de proteção contra DSTs, Aids e gravidez indesejada. Ela não atrapalha nada na primeira vez. O hímen é rompido da mesma forma, e a garota fica mais tranquila.

4
Vou ter sangramento na primeira vez?
A maioria das meninas tem um pequeno sangramento na primeira transa. Esse sangramento é provocado pelo rompimento do hímen (pele bem fininha que fica logo na entrada da vagina). Mas nem toda menina sangra. Isso acontece porque o hímen pode se romper de uma forma que não haja ruptura de vasinhos de sangue ou porque alguns tipos de hímen não se rompem nas primeiras transas.

5
E se o hímen não romper? O que acontece?
Não acontece nada. Algumas meninas têm o que chamamos de hímen complacente (mais elástico e resistente, que não se rompe com facilidade). Ele continuará lá, na entrada da vagina, e pode se romper no futuro.

6
Se eu não sangrar, meu namorado vai acreditar que eu sou virgem?
Muitos garotos sabem que nem toda garota tem sangramento da primeira vez. Se ele não acreditar, você explica a ele o que a gente escreveu aí em cima. Se, mesmo assim, ele continuar duvidando, você pode dar uma boa bronca nele, porque ele está pisando na bola. Por que será que os garotos ainda encanam tanto com essa história de virgindade?

7
A Primeira vez dói. É verdade que dói muito?
Não. Essa história de dor insuportável é exagero. A primeira vez e o rompimento do hímen provocam algum grau de desconforto e de dor. Mas não é nada do outro mundo, pelo menos para a maioria das meninas. Quanto mais tensa e insegura a menina estiver, maior será a dor. A tensão prejudica a dilatação e a lubrificação da vagina. Por isso, se bater muita ansiedade, que tal adiar um pouquinho o primeiro encontro?

8
Vou sentir prazer já na primeira vez?
Algumas meninas sentem prazer, sim, desde a primeira vez. Outras estão tão tensas e ansiosas que têm dificuldade de sentir prazer na transa. Se isso acontecer, não encane. Sexo é um longo aprendizado, e a gente melhora com a prática, com o tempo e com a intimidade.

9
A primeira transa muda o corpo, fazendo com que a menina fique com mais cintura?
Bobagem! A vida sexual não muda o corpo feminino. O corpo pode mudar pelas alterações hormonais que acontecem com a garota que está se desenvolvendo, não por causa da transa.

10
Devo ir ao médico antes ou depois da primeira vez?
Procure seu médico antes da primeira vez. Pergunte ao ginecologista tudo o que você quer saber. Discuta suas dúvidas. Garanta sua privacidade e uma linha direta de contato com seu médico. Isso é fundamental para a comunicação entre vocês. A mamãe fica na sala, do lado de fora, combinado? Escolha com o médico o melhor método anticoncepcional para você.

11
Como dizer para ele que quero ter a primeira vez?
Bater papo sobre sexo com seu namorado é fundamental. Se você acha que chegou a hora, qual o problema de dizer isso a ele? Ele não vai achar você vulgar por causa disso. Aliás, os garotos curtem cada vez mais a mulher que fala o que quer e que diz o que sente.

12
Não consigo transar. Fico totalmente fechada. O que acontece comigo?
Algumas meninas ficam tão nervosas e ansiosas que acabam tendo uma contração muscular muito intensa na região da vagina. Existe até nome para isso: vaginismo! Nessa situação, é muito difícil acontecer penetração, e ela pode ser bastante dolorosa. Muita calma nessa hora. Não adianta forçar. Espere um momento mais adequado. Se isso voltar a acontecer, procure a ajuda de um especialista, por exemplo, um terapeuta.

13
A menina pode perder a virgindade com os dedos?
Não é o mais comum, mas ela até pode perder a virgindade (ter o hímen rompido) com os dedos. Se ela ou o namorado introduzirem os dedos dentro da vagina, de uma maneira um pouco mais afoita, esse risco existirá, sim.

14
Perder a virgindade é igual a ter o hímen rompido?
Muita gente acha que sim, que a perda virgindade é o rompimento do hímen. Outras pessoas acham que perda da virgindade tem a ver com o início de uma vida sexual mais íntima com outra pessoa (brincadeiras, preliminares, sexo oral, sexo anal etc.). E, nesse caso, o rompimento do hímen seria apenas mais uma etapa. Será que essa segunda teoria não está mais adequada ao que rola hoje em dia?

15
Dá para usar camisinha feminina da primeira vez?
Até dá, mas é mais complicado. Os especialistas preferem que a garota inicie sua vida sexual com a camisinha masculina. E, aí sim, se preferir, poderá passar a usar a camisinha feminina.

16
Duas garotas que vão ter a primeira vez uma com a outra precisam de algum cuidado?
Precisam, sim, ter alguns cuidados básicos: sexo oral deve ser feito com proteção (camisinha cortada ou filme plástico na entrada da vagina), e objetos de uso íntimo (como vibradores) não devem ser compartilhados sem que estejam devidamente lavados, secos e limpos, certo? O ideal é que cada uma use o seu.

Adendo de Rosely Saião:
17
Uma mulher consegue tirar a virgindade de outra?
Quando você tiver um relacionamento de mais intimidade com sua namorada, você deixará de ser virgem. Mesmo que você continue tendo o hímen intacto. Virgindade é a condição de quem nunca teve um relacionamento sexual, da forma adulta, com uma outra pessoa. Mas sua namorada pode, sim, romper seu hímen com os dedos, se isso for importante pra vocês.


MENINOS

1
Acontece alguma mudança no corpo do homem que mostra que ele perdeu sua virgindade?
Não! Ao contrário das meninas, que, em geral, têm rompimento do hímen e pequeno sangramento da primeira vez, nada muda no corpo do garoto depois da primeira transa.

2
Colocar camisinha na primeira vez não vai me atrapalhar?
Colocar a camisinha não atrapalha. Aliás, não colocar camisinha é que pode deixar você em maus lençóis. Treine em casa, antes, sozinho, a colocação da camisinha no pênis ereto. É legal você já saber dos truques antes da primeira vez. Se der uma quebrada no clima, não esquente. Recomecem as brincadeiras e os estímulos e aprendam a fazer da colocação da camisinha parte do jogo erótico do casal.

3
E se ela ou ele começar a reclamar de muita dor?
Pare. Converse com ela(e) e veja se vale a pena mesmo continuar. Se a(o) garota(o) estiver muito insegura(o) e tensa(o), não valerá a pena forçar a barra. Deixar para outro dia é uma prova de que você gosta dela(e) e de que se preocupa com o prazer que ela(e) sente. Isso facilita muito a vida dos dois no futuro.

4
E se eu não acertar o lugar certo? Onde é mesmo?
Não tem muito como errar. A vagina é o único orifício capaz de permitir a entrada do pênis e ele está mais ou menos no centro da vulva, entre os grandes lábios da mulher. Se estiver um pouco difícil, peça à garota que ajude a guiar o seu pênis. A brincadeira fica até mais divertida!

5
Como forçar a barra para ela ou ele liberar logo?
Não vale a pena forçar a barra, não. Se ela(e) não está a fim de transar ainda, aprenda a respeitar esse tempo. Uma transa feita sem que os dois estejam à vontade pode se tornar muito mais complicada. Conversem sobre o assunto, sem pressão.

6
O que eu faço se broxar da primeira vez?
Não faça nada. Respire fundo e desencane. Muitos garotos têm dificuldade de ereção nas primeiras vezes por causa da pressão e da ansiedade. Isso não quer dizer que o homem tem problemas de saúde. São coisas da nossa cabeça. Se você acha que ficou mais calmo e que vale a pena tentar de novo na mesma noite, vá em frente. Caso contrário, deixe para depois. Não tem que ter pressa quando o assunto é sexo, certo?

7
E se eu gozar muito rápido?
Também pode acontecer. Aliás, alguns estudos mostram que até metade dos garotos tem ejaculação precoce (gozam muito rápido) na primeira vez. Como você pode ver, é muito mais gente do que você imagina. As causas disso são a ansiedade e a dificuldade de controlar as sensações do corpo. Com um pouco de experiência e calma, em geral, essa situação muda.

8
°Depois que gozamos, quanto tempo preciso esperar para ter a segunda com a menina?
Calma! Você nem começou e já quer saber da segunda? Supondo que os dois transaram e estão a fim de ter uma segunda vez na mesma noite, tudo bem. Mas lembre-se de que mais importante do que a quantidade é a qualidade da transa. Talvez curtir o momento da primeira transa e deixar a outra para depois possa ser uma estratégia boa. Não se esqueça da nova camisinha.

9
Posso transar a primeira vez se tiver fimose?
Até pode. A fimose (estreitamento da pele que recobre a cabeça do pênis) pode provocar algum desconforto, mas, em geral, não impede a primeira transa. O ideal, no entanto, é, se o garoto tiver mesmo fimose, que ele procure seu médico (pediatra, urologista) para resolver esse probleminha.

10
Sou homem e tenho um namorado. Nós dois somos virgens. Como fazer sexo anal sem problemas?
Primeiro ponto: camisinha. Ela protege vocês de várias DSTs e da Aids. Segundo: usar lubrificante à base de água (que não estraga o látex da camisinha) . O ânus não tem a mesma lubrificação da vagina, e os lubrificantes diminuem o desconforto. E, para terminar: muita calma. O ânus tem uma contração reflexa no momento inicial da penetração, que pode causar dor. Ir devagar reduz esse problema.

11
Na primeira transa entre dois homens, como decidir quem vai fazer o quê?
Vale lembrar que a relação sexual entre dois homens ou entre um homem e uma mulher não se resume à penetração. Há muita coisa que pode ser feita. No caso de dois homens, muitas vezes, cada um deles já sabe o que quer fazer. Aí é questão de conversar sobre o assunto e chegar a uma combinação, que não precisa ser definitiva. Vale para aquele momento, e as coisas podem ir mudando. O importante é que os dois estejam fazendo o que curtem, com cuidado e camisinha.

  • Pingback: A primeira vez deles. Eles também tem medos e dúvidas()

  • catarina juliane

    doi para colocar camisinha fem. ? é possivel romper o himen com a colocação dela ?

  • Gerson Menezes

    ai ai minha cara racha

  • Pingback: Leilighet i Oba()

  • Pingback: Spring Valley NY()

  • Mariana

    Sou virgem e gostaria de saber algumas dicas para minha Primeira vez? Qual a primeira coisa que devo fazer?

    • anonimo

      Arrumar alguem confiável e que goste , ter intimidade com ele , e quando estiver segura comece , tenha boas preliminares , e depois de bem excitada passe para penetração ( peca a ele) se quiser que ele comece logo

  • daniele

    Vai acontecer:
    1-coloque a mão na sua boca
    2-faça um desejo em sua mão
    3-Coloque sua mão em seu coração por 5 segundo
    4-coloque esse comentário em 3 espaço virtual
    5-amanhã vc tera o melhor dia da sua vida

  • mariana

    fikar kom o matheus

  • mariana

    FIKAR KOM O MATHEUS

  • Pingback: you could try these out()

  • Pingback: yellow october()

  • Pingback: Konzert()

  • Pingback: cheap wow gold()

  • Biel

    Tipo assim sou novinho tem algum problema gozar cedo ??

  • Gerson Menezes

    Concerteza

  • Ale

    Siim