Tempo Estimado de Leitura: 4 minutos

Passar no vestibular é uma tarefa difícil, mas é possível levar os estudos de maneira eficaz para vencer este desafio. Veja as dicas para planejar os estudos, manter a calma e administrar o tempo na prova dos especialistas do Colégio Mary Ward:

1. Qual a melhor estratégia? Focar no que se tem mais dificuldade ou revisar tudo igualmente? Qual a dica?
Fazer um plano diário de estudo, um plano crescente, partindo de pouco tempo e conteúdo para maior tempo de dedicação e conteúdo; estudar as disciplinas tal qual as tem no dia-a-dia, ler redações já aplicadas e corrigidas disponibilizadas na internet. É comum o estudante ter maior domínio, nesta ou naquela matéria, o que realmente precisa é dedicar-se a todas com um foco diferenciado nas que tem maior dificuldade.

2. Qual a rotina sugerida para um vestibulando? Quantas horas se devem estudar por dia? Quantos intervalos? Melhor de manhã ou à tarde?
Se considerarmos que o estudante do Ensino Médio é aluno regular e está em sala de aula todos os dias num período de 5 a 7h e que tem os compromissos decorrentes das disciplinas que está estudando para ser aprovado na 3ª série, o tempo se torna relativo e cada um deve dentro do que lhe sobra se desdobrar para o estudo, afinal ele precisa ao estudar para o Enem, retomar todo o conteúdo do Ensino Médio. O tempo de dedicação depende de quando quer iniciar sua preparação e dedicação para o exame. O tempo diário está atrelado ao tempo que tem antes da prova, o estudante que no Ensino Médio já se prepara para o Enem, nos três anos regulares, no ano em que prestará as provas poderá ter um tempo diário menor que o estudante que deixou para o último ano, por outro lado, quando se tem um sonho e o tempo diário de dedicação ao estudo é o máximo possível.

3. Qual é a postura que a pessoa que vai prestar vestibular precisa ter nos dias que antecedem o exame, no que diz respeito à preparação intelectual?
Uma postura de observação principalmente nas informações mais atuais que poderão contribuir para a solução de alguma questão. Reexaminar as principais fórmulas e conceitos das diversas disciplinas.

4. E no que diz respeito à preparação psicológica / física?
Ter sempre presente que o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos estudos será testado no vestibular. Não adianta ter ansiedade ou nervosismo, pois ambos só atrapalham. A preparação física é muito importante para ter equilíbrio para enfrentar a maratona de horas de vestibular.

5. Há algum plano de estudos emergencial que pode ajudar nos últimos dias?
É sempre interessante nos últimos dias que antecedem ao vestibular, rever conceitos e fórmulas. Mas ao mesmo tempo ter a consciência que não será nesses últimos dias que você vai aprender tudo de uma só vez. A tendência nesse caso é só encher a cabeça de informações que só vão atrapalhar.

6. Qual deve ser o papel da família e da escola nesses dias que antecedem a prova?
A família e a escola exercem papel fundamental nesses dias. A pressão deve ser diminuída, pois o candidato já tem pressão demais com ele mesmo. Palavras positivas sempre serão bem vindas. O incentivo familiar é muito importante nesse momento.

7. Na hora H, como administrar melhor o tempo para fazer a prova? O que devemos fazer primeiro, as que se tem mais facilidade ou as mais difíceis?
Para iniciar a prova não há uma regra por onde começar, se pelo que tem mais dificuldades ou pelas que tem maior facilidade, vale conferir as questões e então passar a realizá-las. O que não deve e não precisa é parar sobre uma ou outra questão, afinal deverá acertar todas e se em uma ou outra não tem a certeza é melhor seguir adiante e depois, retomá-las. Não deve esquecer que tem três minutos para responder a cada questão. Uma dica boa é assumir uma postura física confortável, sentar-se bem para não se cansar muito rápido, ter e controlar sua respiração para oxigenação do sangue e cérebro, o que favorece a disposição para suportar as horas da prova; não se ocupar com os outros concorrentes olhando para os mesmos no sentido de ver se já fizeram muitos ou poucos exercícios. Ler atentamente cada questão, a leitura desatenta exige nova leitura, consome tempo e gera indisposição.

8. O que levar no dia da prova? E para comer/beber? Posso fazer xixi durante da prova?
O dia do exame começa antes do próprio dia; o candidato deve saber onde fará o exame, o percurso e tempo que gastará até o local da prova, ver o transporte viável, se automóvel particular ou transporte público; ter boa e regular alimentação; uma noite anterior bem dormida; que o ambiente onde reside ou repousa lhe seja favorável, otimista, tranquilo; chegar cedo ao local da prova; certificar-se de que está portando os documentos exigidos para acesso e realização do exame; levar água, “barra de cereais”, barra de chocolate para sua ingestão. Um relógio de pulso pode ajudar a fazer o controle do tempo para a realização da prova; não levar e portar celular e o que não é permitido para a prova. Sim é possível fazer xixi, basta solicitar ao fiscal da sala, porém vá preparado para horas exaustivas de leitura e execução dos desafios.