Tempo Estimado de Leitura: 3 minutos

O IOS – Instituto da Oportunidade Social desde 2013 atua na formação profissional gratuita para jovens e pessoas com deficiência na região do Jardim Ângela, em São Paulo. Por meio dos cursos com o foco em Gestão Administrativa, o IOS já conseguiu formar 344 pessoas somente nessa região e viabilizou 244 empregos com carteira assinada entre 2013 a 2017. Para esse ano, a perspectiva é formar mais 114 alunos na unidade do Jardim Ângela e mudar o destino de muitos jovens da região.

Em junho, o IOS abrirá novas inscrições na região. Os cursos são totalmente gratuitos, incluindo uniforme e material didático, com duração de até seis meses.

“Acreditamos que a capacitação é o caminho para ajudar os jovens a buscar a melhor oportunidade no mercado de trabalho e reverter esse cenário de desemprego”, declara a gestora do IOS, Alecsandra Neri.

É o caso de Guilherme Matias de Oliveira Junior, 21 anos, ex-aluno do IOS, formado em 2014 e que descobriu no curso realizado na unidade do IOS no Jardim Ângela como poderia transformar sua paixão por TI em profissão.

“O IOS me abriu muitas portas. Logo que me formei consegui um emprego em uma consultoria e hoje trabalho na TOTVS, como analista de mercado nível 1. Devo isso à minha passagem pelo Instituto. Foi essencial na minha vida e na construção da minha carreira profissional, pude adquirir e pela forma como o IOS trata seus alunos, permitindo a inclusão e as possibilidades de entrada no mercado de trabalho. É uma instituição que indico com orgulho.

Entre os cursos oferecidos pelo IOS no Jd. Ângela, está o presencial em Gestão Administrativa com ERP (TOTVS) – capacitação profissionalizante e direcionada para jovens estudantes entre 15 e 24 anos que estejam cursando ou concluíram o Ensino Médio e pessoas com deficiência visual parcial ou auditiva a partir de 16 anos. O curso inclui conceitos administrativos com aulas práticas no software, regras do negócio, comportamento e cidadania, conteúdo do pacote Office, além de comunicação e cálculo matemático.

Além dos cursos, o IOS também oferece o Programa de Empregabilidade aos alunos que, em 2017, contribuiu para a colocação de mais de 1.000 alunos de várias regiões do país no mercado de trabalho, ampliando a renda dessas famílias em cerca de 40%, de acordo com os estudos realizados pela entidade.

“Acreditamos que a capacitação é o caminho para ajudar os jovens a buscar a melhor oportunidade no mercado de trabalho e reverter esse cenário de desemprego”, declara a gestora do IOS, Alecsandra Neri.

Qualificado como OSCIP- Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – o IOS já capacitou mais de 32 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo.

O IOS nasceu em 1998, a partir da iniciativa de um grupo de funcionários da empresa Microsiga Software S/A, atual TOTVS, com o objetivo de levar o acesso à informática para jovens de baixa renda, por meio de programas que colaboravam com a sua formação educacional.

A unidade do IOS no Jardim Ângela atua em parceria com a Sociedade Santos Mártires, uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos desde 1988, localizada na Rua Luis Baldinato, 09 – Jardim Ângela – São Paulo – tel. (11) 5834-1036 ou 94351-6075