Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

O economista Hélio Beltrão é o convidado do projeto “Aula Livre”, do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP), para dar uma aula, na próxima sexta-feira (20/4), a alunos da Unibes, instituição que atua socialmente oferecendo capacitação técnica para o trabalho a jovens.

A aula, que será apresentada para duas turmas de alunos: das 10h às 11h30 e das 13h30 às 14h, na unidade da Unibes à Rua Rodolfo Miranda, 287, Bom Retiro, também terá uma dinâmica para os jovens sobre formação de preços, inflação e aplicação de juros. “Nosso objetivo é levar para a sala de aula conceitos que os jovens vão ter que lidar na sua vida pessoal e profissional, mas que ficam de fora do programa de ensino tradicional. Não se trata apenas de um professor levando conteúdo para a turma, mas de uma aula para entender e ter a oportunidade de falar, questionar e formar uma opinião“, afirma o diretor de Relações Internacionais do IFL-SP, Georges Ebel.

A ideia do projeto surgiu no ano passado, em meio a mobilização dos professores contra as reformas trabalhistas e da previdência, quando os alunos ficariam sem aula. O IFL-SP organizou rapidamente uma palestra para explicar o que estava havendo com a previdência, e o motivo das reformas, além de também falar sobre empreendedorismo, economia e até história do Brasil.

Chamamos os estudantes pelas redes sociais e através de grupos de pais e tivemos um resultado surpreendente, tanto em relação à lotação da aula com mais de 120 alunos, quanto ao alto nível de engajamento e discussão dos jovens. Estavam bem informados, preocupados com o futuro do país e querendo se posicionar e entender mais sobre o assunto“, conta Ebel.

O sucesso foi tanto que o IFL-SP decidiu realizar mais duas edições do projeto Aula Livre em 2017 em escolas que atendem comunidades carentes em São Paulo, com o impacto de mais de 500 jovens.