<b>Tempo Estimado de Leitura: </b> 3 minutos </br>

A vida é uma escola constante, que nos ensina muita coisa em cada situação e de várias formas. Uma delas, sem dúvida, é viajando. Não é à toa que a frase: “O mundo é um livro e aquele que não viaja, lê sempre a mesma página”, é bastante sábia.

Viajar é a melhor forma de aprender diversas coisas sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre a natureza e também sobre nós mesmos. Cada lugar tem uma história diferente para contar, pessoas e costumes diferentes para conhecer, coisas que só uma viagem pode te ensinar!

Quais são as coisas que só uma viagem pode ensinar?

Em uma viagem, você pode aprender muito mais do que imagina. E esse aprendizado se faz até mesmo nos mínimos detalhes. Confira algumas das oportunidades concedidas a viajantes e turistas!

  1. Aprendizado sobre outras culturas

Mesmo que viaje dentro do seu próprio país, cada canto tem sua particularidade, seus costumes, produtos e pratos típicos. E nada melhor que aprender na prática, com quem convive com aquela cultura todo dia. O contato direto com os costumes diferentes dos nossos enriquece muito nossa bagagem de experiências e ensina muito mais que muitas escolas.

  1. Idiomas ou dialetos

A melhor forma de comprovar que seu estudo de idiomas foi válido é viajando ao exterior. O constante contato com a língua estrangeira irá desenvolver sua habilidade de entender e falar em outro idioma. Além disso, irá aprender as gírias e sotaque de cada local visitado. Se tratando da viagem dentro do próprio país, isso também se aplica, pois dentro do Brasil, por exemplo, temos vários sotaques e dialetos totalmente diferentes.

  1. Natureza e sua grandeza

Só quem viaja pode contemplar a natureza, sua grandeza e seus diversos aspectos. Observar os diversos tipos de vegetação, animais, pureza do ar e condições climáticas. As paisagens naturais podem ser totalmente diferentes mesmo se viajando dentro do próprio país, praticando o turismo de contemplação.

  1. História

Sim, aprendemos isso na escola. Mas na prática, assimilamos as informações muito mais fácil e efetivamente. Visitar os locais historicamente importantes nos faz participantes, de certa forma. Além disso, visitar os

museus, galerias, palácios e monumentos nos trazem contato direto não só com a história, mas com a cultura local.

  1. Independência pessoal

Estar num local diferente de casa, mesmo se viajando em grupo, acaba te forçando a ser mais independente. Principalmente ao viajar sozinho, pois você se pega em situações em que as iniciativas e decisões tenham que partir de você mesmo.

A independência é fundamental para a nossa formação, para a descoberta do nosso eu. Independência financeira, emocional e intelectual, obtidas de forma rápida, são coisas que só uma viagem pode te ensinar.

  1. Autossuficiência e novas amizades

Em muitos casos, a viagem pode te ensinar a se bastar. Muitas vezes, uma viagem seria melhor aproveitada se feita sozinha. Nem sempre estar sozinho é estar só. As vantagens são que você mesmo faz seu roteiro, horários e te deixa aberto para conhecer novas pessoas e novas experiências.

Além do autoconhecimento, a viagem te propõe conhecer pessoas de todos os cantos, jeitos, cores, crenças e culturas. Esse tipo de troca de experiências não tem preço. Ao mesmo tempo, vamos melhorando nossas habilidades sociais, conhecendo mais sobre outros povos e ensinando às outras pessoas sobre o local onde mora.

E você, já teve alguma experiência de viagem, em que aprendeu algo novo? Comente!

Por: Andreia Silveira, do site SeguroViagem.org.