Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

A série Andy Mack, da Disney fez história no episódio que foi ao ar nesta terça-feira (12), quando o personagem Cyrus Goodman, interpretado por Joshua Rush assumiu ser gay. Esta é a primeira vez que uma série da Disney Channel, tem um personagem que declara abertamente “Sou Gay”, uma frase que para muitos pode parecer simples, mas que é como um marco para adolescentes LGBTs.

Andi Mack” é uma série que estreou em 2017, com episódios de 22 a 25 minutos, e atualmente está na sua terceira temporada. “Andi Mack” conta a história de uma garota, Andi, de 13 anos, que está tentando descobrir quem é e onde é que se encaixa, tanto em casa como na escola, e na vida de uma forma geral.

Desde o inicio já havia sido divulgado que a série contaria com um personagem gay, mas só numa cena do último episódio é que o personagem se sentiu confortável para expor a sua orientação sexual ao seu melhor amigo, Jonah, interpretado pelo ator Asher Angel. Nesta cena, destaca-se também a reação de Jonah, que reage com um simples e natural “Yeah?! Okay, cool”.

Em episódios anteriores o personagem já tinha confessado a sua orientação sexual a outros amigos, Andi e Buffy, mas nunca tinha pronunciado as palavras mágicas. Através da rede social Twitter, o ator também mostrou a sua gratidão por fazer parte do projeto e interpretar a personagem de Cyrus em particular.

Em entrevista ao programa de televisão “Good Morning America”, o ator Joshua Rush confessa que o personagem de Cyrus o ensinou muito sobre estar confortável consigo mesmo, deixando de lado aquilo que os outros pensam. “Sofri de bullying quando tinha a idade de Cyrus e por isso é inspirador ver como ele não tem medo de colocar questões sobre quem ele deve ser e o que é que isto significa para ele mesmo“, conta.