Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

Música pop coreana foi assunto de 5,3 bilhões de Tweets no mundo em 2018

Ano após ano, o K-pop (música pop coreana) vem mostrando sua força no Twitter. Em 2018, foram registrados globalmente 5,3 bilhões de Tweets sobre o assunto: um recorde para o gênero na plataforma. O tema também faz sucesso no Brasil, que figura como o sétimo país que mais conversou sobre o K-Pop no último ano. Confira abaixo os 20 principais países (listados por região e em ordem alfabética) que mais Tweetaram sobre K-Pop em 2018:

América do Norte: Canadá e EUA

América Latina: Argentina, Brasil, Chile, México e Peru

Europa: França, Reino Unido e Turquia

Ásia: Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Tailândia, Taiwan e Vietnã

Um dos principais nomes do fenômeno K-Pop no mundo, a banda BTS (@BTS_twt) foi o perfil mais mencionado no Twitter em 2018 e teve o Tweet mais curtido do ano, com 1,8 milhão de curtidas. O EXO (@weareoneEXO) também foi destaque na plataforma. Em novembro, ao anunciar o retorno da banda com o lançamento do álbum “Don’t Mess Up My Tempo” e o do clipe da música “Tempo”, o grupo gerou mais de 24 milhões de Tweets. Além disso, uma sessão de perguntas e respostas (Q&A) ao vivo realizada pelo Twitter com os meninos do EXO foi acompanhada por 1,6 milhão de pessoas, tornando-se o Q&A de K-Pop mais assistido de todos os tempos.

Já a cerimônia do Mnet Asian Music Awards de 2018 (#2018MAMA), uma das principais premiações anuais de K-Pop, gerou globalmente 56 milhões de Tweets entre 12 e 15 de dezembro – um aumento de mais de 30% em relação ao ano anterior. O Twitter contou com algumas iniciativas para incentivar as conversas sobre o evento entre os fãs. Durante a cerimônia no Japão, os usuários puderam votar em seus artistas favoritos utilizando a hashtag #MAMAVOTE – gerando um total de 13,3 milhões de votos e liderando a lista dos Assuntos do Momento (Trending Topics) em 44 países.

Para trazer conteúdos exclusivos de K-pop em sua plataforma, o Twitter já desenvolveu ações com mais de 200 artistas do gênero, incluindo as bandas BTS (@BTS_twt), EXO (@weareoneEXO) e GOT7 (@GOT7Official). A plataforma realizou transmissões de sessões de perguntas e respostas ao vivo com grandes nomes do K-Pop, criou emojis para lançamentos de albúns e músicas e contou com votações especiais pelo Twitter.