Tempo Estimado de Leitura: 3 minutos

A rapper, cantora e compositora brasileira MC Soffia, 15 anos, teve sua história destacada pelo Resisters: 52 Young Women Making Herstory Right Now (Resistentes: 52 mulheres jovens fazendo suas histórias agora, em tradução livre), da editora Wren & Rook.

O livro, ousado e brilhantemente inspirador, reúne histórias e conquistas de 52 jovens ativistas, que estão trabalhando para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. Algumas são ativistas nas questões feministas, como a “pobreza menstrual” (termo que se refere à incapacidade econômica de algumas mulheres de usar produtos apropriados e na quantidade necessária para cobrir suas regras mensais), ou problemas políticos, como a brutalidade policial e os direitos LGBTQ+; enquanto outras, trabalham em ciência, preservação e diversidade. No entanto, seja em campanhas do Twitter ou por aplicativos que salvam vidas (Apps de celular para situações emergenciais), suas grandes ideias estão mudando o mundo como conhecemos.

A autora, Lauren Sharkey, é uma jornalista especializada em questões femininas e, eventualmente, faz críticas de moda. Elaé colaboradora regular do Bustle UK e teve artigos publicados pela BBC Future, The Daily Beast e The Cut. “Nós não somos o futuro. Estamos fazendo isso agora mesmo”, afirma Lauren Sharkey. “Jovens e mulheres estão se unindo em todo o mundo para criar mudanças, ter suas vozes ouvidas e defender o que acreditam”, explica. Ilustrado por Manjit Thapp, o livro está sendo considerado um must-have para as mulheres jovens que gostariam de fazer a diferença e se tornarem capacitadas para ser a mudança.

Interessados podem adquirir o livro físico Resisters: 52 Young Women Making Herstory Right Now podem acessar a Amazon. O O eBook também está disponível na Amazon Brasil.

MC Soffia teve seu trabalho descoberto pelos produtores do livro por meio das mídias sociais e ficou muito animada em expandir o seu trabalho para fora do Brasil. “É uma honra para mim, uma jovem negra brasileira, tão cedo ter essa oportunidade, até porque, as minhas músicas falam de negritude, da menina negra se aceitar, do empoderamento feminino”, explica.

Sobre a MC Soffia

Quanto antes eu puder apresentar o meu trabalho para as meninas que têm a minha idade, para que elas possam crescer com uma consciência avançada de sua importância e papel na sociedade, melhor.” MC Soffia.

Soffia Gomes da Rocha Gregório Correia, mais conhecida como MC Soffia, é uma rapper, cantora e compositora brasileira. É conhecida pelas letras de suas canções, que falam sobre distorções sociais graves, como preconceito, racismo, machismo e que incentivam outras garotas a se amarem do jeito que são. Começou a sua carreira aos seis anos de idade, logo após participar do projeto “O Futuro do Hip Hop”. Hoje, com 15 anos, gosta de produzir sons contestadores sobre paradigmas sociais. Para ela, nascida e criada na periferia de São Paulo (SP), o rap significa “música de força e resistência”. A rapper mirim já se apresentou em eventos como, por exemplo, a Virada Cultural de São Paulo e o Festival Afro-latinidades em Brasília. Ao lado do ator Jean Paulo Campos, a artista paulistana foi uma das dez estrelas mirins do Dancing Brasil Junior, apresentado por Xuxa Meneghel, na Record TV, em dezembro de 2018. Atualmente, MC Soffia está gravando quatro músicas novas, a serem lançadas ainda neste semestre.

MC Soffia nas redes sociais

Wikipedia
Facebook
YouTube
Spotify
Deezer
Kboing