Tempo Estimado de Leitura: 5 minutos

Vocês já devem ter percebido que de um tempo para cá estamos com várias postagens sobre KPOP, e devem estar se perguntando, mas porque? O que significa KPOP? Bem, resolvemos atender a diversos pedidos e falar um pouco sobre esta nova onda que esta conquistando os jovens não só do Brasil, mas do mundo todo.

Então para você que não sabe o que é KPOP, nesta matéria nós vamos falar um pouco sobre este genero musical e introduzir vocês neste mundo, com um mini-dicionário próprio desta grande família. Então vamos lá?

O Termo KPop, é a contração de Korean Pop (música pop coreana), que  surgiu nos anos 90 na Coréia do Sul. O KPop conta com a mistura de vários ritmos como o R&B, Rock e Pop.

KPOP!! Conheça mais sobre o estilo de vida que esta ganhando o mundo

O estilo KPop, são músicas dançantes e com  batidas viciantes e coreografias que fazem qualquer um ter vontade de dançar. Os clipes e shows são cheios de coreografias e os artistas possuem um visual super produzido, que muitas vezes lembram personagens de algum anime, usam cabelos coloridos, os garotos tem um rosto bem afeminado, roupas cheias de desenho ou bastante couro e muitas mais.

Os primeiros grupos de KPop começaram a surgir em 1992, mas foi com a fundação da maior agência de talentos da Coreia do Sul, S.M. Entertainment, em 1995, que deu notoriedade aos boys e girls bands. No fim dos anos 90,YG Entertainment, DSP Media e JYP Entertainment tambem entraram em cena, produzindo talentos para o público de K-POP.

2NE1BF new photoshoot 2

Agora se você pensa, que é só formar uma banda, procurar uma agência e fazer sucesso. Esta muito enganado. As agências chegam a gastar quase meio milhão de dolares para criar um futuro talento. Elas subsidiam e supervisionam a vida profissional e a carreira dos trainess. Através dessa prática de aprendizado, que normalmente dura dois anos ou mais, trainees afiam suas vozes, aprendem coreografias profissionais, esculpem a forma e o corpo através de exercícios e aprendem várias linguagens sem deixar a escola de lado.

Com todo este gasto e com a ajuda da internet, o Kpop está ganhando influência firmemente em mercados estrangeiros não-asiáticos, mais notavelmente nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, além do Brasil e outros paises latinos como o Peru e Argentina.

Os fãs do KPop cuidam de suas bandas como se fossem verdadeiras religiões. Além de cada fã-clube ser identificado por uma cor diferente, para não se misturar (vamos falar sobre este assunto em uma matéria futura), e também com nomes criativos, como por exemplo as ARMYs no caso do BTS, os fãs fazem abaixo-assinados para saída de membros das bandas,casos de envenenamento de membro de bandas rivais, bullying e cyber-bullying entre fãs, boicote de álbuns e grandes empresas e muito mais. Mas lógico, isso nem sempre é assim. Há casos e casos e expusemos apenas os casos mais radicais.

20110121_seoulbeats_dbsk1

Hoje os grandes nomes do KPop são os grupos BTS, 2PM, BoA, SNSD Girls Generation, Boyfriend, 2NE1, Super Junior, U-KISS, 2AM, Wonder Girls, TVXQ, Big Bang, Teen Top, B.A.P. MBLAQ entre muitas outras.

E para você que esta entrando nesta onda do K-Pop não ficar perdido com o vocabulário desta família, preparamos um mini-guia de introdução, com algumas palavras básicas.

Mini-Dicionário de KPOP:

CF:  Sigla de “commercial film”, anúncio, comercial.
MV: Sigla de “music video”, videoclipe.
Daebak:  Usa-se muito para desejar sucesso a um artista.
Fancam: Vídeos gravados por fãs de shows, eventos, etc.
Fighting/hwaiting: Palavra de apoio; é como dizer “Força!”.
Gayo: Pop coreano.
Jib: Álbum, em termos de 1.º álbum (1jib), 2.º álbum (2jib), e por aí em diante.
Jjang : O melhor. Ex.: Os Big Bang são jjang!
NG: Sigla de “no good”, outtake, blooper. Usa-se nas filmagens, quando um take não corre bem e portanto não pode ser aproveitado no trabalho final.
Sasaeng fan: Sasaeng vem de “sasaenghwal”. As fãs sasaeng investigam detalhes pessoais dos ídolos e intrometem-se de uma forma ou de outra na sua vida privada. Os sataek são táxis alugados pelas fãs sasaeng que as ajudam a perseguir os ídolos e que as acompanham nas suas investigações durante o dia.
Selca: Formado a partir da junção de “self” com “camera”. Refere-se a fotos que uma pessoa tira a si própria, muitas vezes com a intenção de as publicar online.
UCC: Sigla de “user-created content”. Costuma referir-se a vídeos criados por utilizadores de sites como o YouTube, Daum, etc.
Annyeong Haseyo: Olá, Oi
Saranghae: Eu te amo
Aegyo: Ato de ser extremamente fofo. Algo com o Kawaii, do Japonês
Omo/ Omona: Uma expressão de surpresa.
Aigoo!: Ai Meu Deus!

É isto aí galera, espero que vocês tenham curtido. Nós prometemos várias matérias sobre o assunto. E estamos recebendo sugestões. É só nos enviar através do formulário de contato aí no topo da página. E se você quiser compartilhar alguma palavra para ampliar nosso dicionário K-POP, só deixar aí nos comentários.

KPOP-beast-CECI Mag 1Matéria originalmente postada em 2011, aqui pelo Ligação Teen.