Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

Todo mundo fala desta data, entra ano e saí ano e quase todo mundo continua caindo nas pegadinhas do Dia da Mentira, ou seja 1º de Abril. Mas o que muita gente não sabe é como esta data surgiu, que tambem é chamada de Dia dos Bobos ou Dia dos Tolos.

São muitas as histórias sobre a origem do dia da mentira, mas a mais aceita é que o dia da mentira surgiu na França, quando o rei da França, Carlos IX, implantou o calendário gregoriano (o nosso calendário atual), que considera o dia primeiro de janeiro como o início do ano. Antes desta mudança, a festa de ano novo durava 1 semana, começando no dia 25 de março e terminando no dia 1º de abril. Como não havia internet naquele tempo, as notícias demoravam a se difundir e muita gente continuou festejando nas datas antigas. Outras pessoas mais conservadoras não aceitaram a data continuando a comemorar na data antiga, gerando muita chacota e o dia dos tolos.

Quase 200 anos depois, a brincadeira se espalhou alcançando a Inglaterra e então os demais países do mundo. Aqui no Brasil o dia começou a ser comemorado em Minas Gerais, onde um jornal popular chamado A Mentira, foi lançado no dia  1º de abril de 1828, notíciando o falecimento de Dom Pedro, o que foi desmentido no dia seguinte.  Mesmo com esta pegadinha A Mentira parou suas atividades no dia  14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Você também poderá curtir:

Nos tempos atuais, grandes empresas e agências de publicidade fazem brincadeiras nesta data.  Neste ano, as principais brincadeiras de 1º de abril foram:

  • A maior rede social do Brasil, o Orkut alterou o seu nome na página inicial para earkut;
  • O jornal britânico The Independent, publicou matéria em que Portugal vende o atleta Cristiano Ronaldo para a Espanha ao custo de 160 milhões de Euros;
  • O Google anunciou o Gmail motion, onde o usuário não precisaria utilizar do teclado para executar as funções. E tambem que o seu escritório na China desenvolvou uma ferramenta de teletransporte via ferramenta de buscas;
  • O site de videos You Tube comemorou hoje os seus “100 anos de existencia”;
  • A montadora Alemã BMW publicou fotos de um modelo chamado BMW M3 Pick-up;