Tempo Estimado de Leitura: 5 minutos

O surf cativa pessoas de todas as idades e gêneros, e não só pessoas que moram nas áreas litorâneas. Considerado por muitos como uma atividade de aventura, a quantidade de profissionais e amantes do esporte tem aumentado nos últimos anos. Como muitos são iniciantes, o Treinamento Surf Evolutivo preparou uma matéria com grandes dicas para quem está começando a praticar. Veja as 10 dicas que serão essenciais para que você aproveite ao máximo do surf.

O surf é um esporte que exige muito foco e determinação. É preciso ser confiante e persistente para aprimorar suas técnicas e manobras. Com a prática, seu desempenho começa a melhorar e em pouco tempo suas primeiras manobras começam a aparecer. Tenha paciência e persistência para evoluir gradativamente.

1 – Escolha uma prancha

Surf_Crazy_(335)

O modelo Funboard é atualmente a melhor opção para os iniciantes. Um pouco menor que a longboard, em torno de 7′, a funboard conserva a estabilidade e ainda possibilita a ação de manobras. Se você pretende começar a encarar as ondas, a funboard é escolha certa para o início. Antes de comprar sua prancha, experimente algumas de amigos ou de aluguel, isso vai te ajudar a descobrir qual prancha exata para comprar, evitando frustrações com sua primeira prancha.

 

2 – Escolha uma escola de surf

Escola de Surf

Esse é o caminho mais rápido para aprender algumas técnicas e segredos que vão facilitar sua prática de surf. Se tiver amigos que surfem bem, tente marcar aquela quedinha com eles e aproveite para tirar suas dúvidas e trocar experiências. Se não, tente encontrar um instrutor de surf para fazer algumas aulas até pegar o jeito.

3 – Invista na roupa

Roupa de Surfista

A temperatura da água é o fator mais importante na hora de pensar o que usar para surfar. Se a temperatura da água é quente, o ideal é usar uma lycra para se proteger do sol e da parafina. Agora, se for surfar no inverno ou em águas geladas, invista em uma boa roupa de borracha, chamada long john.

4 – Escolha o lugar certo

Surfista olhando o mar

O ideal é encontrar uma praia com fundo de areia, onde não haja muitas pessoas na água (surfistas ou banhistas) e onde as ondas não sejam tão fortes. É importante que você aprenda a pegar ondas pequenas antes de se jogar nas grandes. Você deve estar confiante em mares pequenos para conseguir evoluir, evitando se frustrar logo de cara.

Você também poderá curtir:

5 – Pesquise o lugar escolhido

Prancha de surf na praia

Pesquisar sobre o pico que você escolheu é ideal para chegar preparado e pronto para surfar. Procure ver fotos, vídeos e depoimentos de surfistas sobre o local escolhido. É importante saber qual o swell, a maré e a direção do vento certo, para não errar na hora de pegar suas ondas.

6 – Aprenda a ler a previsão das ondas

Ondas Grandes - Surf

Depois de aprender a surfar, você vai querer encontrar praias e ondas diferentes, mas para isso é necessário saber qual tipo de swell, vento e maré são as melhores para cada praia. Você vai precisar ter um bom senso de direção para entender os ventos e swell, mas não se preocupe, com um pouco de prática você conseguirá ler a previsão das ondas.

7 – Cuide do seu shape

Surfista Malhando

É fundamental ter um bom preparo físico para surfar. Com uma musculatura forte, resistente e um bom fôlego, você vai conseguir pegar muito mais ondas. É importante treinar seu corpo e mente para as necessidades de um surfista. Entenda que o surf é um esporte que exige do corpo todo, especialmente dos ombros, pernas e costas. Estar fisicamente preparado te trará muitos benefícios para a saúde e para o surf.

8 – Não pule etapas

surfar-indo-do-pai-e-do-filho-45584650

Tenha paciência, curta cada etapa do seu aprendizado da melhor maneira possível. Entenda sua prancha, a colocação das quilhas, do leash e da parafina. Crie uma rotina de treinos e alongamentos para que seu corpo se adapte a este novo esporte e fique resistente para desenvolver as técnicas que ele exige. Aproveite ao máximo cada onda que pegar!

9 – Aprenda a observar

Olhando Surfista

Observe surfistas, observe banhistas, observe todos os personagens que estão na água e busque alternativas seguras. Descubra onde fica o salva-vidas e veja onde há mais ou menos surfistas e evite cruzar o caminho deles para não levar uma pranchada na cabeça enquanto tenta chegar no fundo. A observação é fundamental, mesmo para o surfista profissional que precisa ler as ondas e criar uma estratégia para se dar bem nos campeonatos.

10 – Respeite para ser respeitado.

surfista negro

Mesmo que o surf seja um esporte individual, existe uma comunidade de surfistas que respeitam um código de conduta que infelizmente não está escrito nas areias das praias.

Falamos de respeito, atenção e educação, mas também podemos considerar essa conduta como uma forma de prevenir acidentes – equilibre simpatia com responsabilidade e você não terá muitos problemas.

Fonte: https://dosurf.com.br/2016/05/02/10-coisas-que-todo-surfista-iniciante-deveria-saber-antes-de-tentar-surfar/

Produzido pelo Treinamento Surf Evolutivo