Já é comum ouvir que o ano só começa depois do Carnaval. Em 2020, os dias oficiais de folia serão de 21 de fevereiro a 26 fevereiro, mas, em muitas capitais, como Rio de Janeiro e Salvador, os bloquinhos já começaram. Em São Paulo, eles estão marcados para sair uma semana antes, em 15 e 16 de fevereiro, e acabar apenas no dia 1° de março.

A cidade terá recorde de blocos, com 796 em 861 desfiles, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, que ainda não divulgou a lista oficial deles. Caso esse número se confirme, irá representar uma alta de 71,5% em relação ao ano passado, que teve 464 blocos em 490 desfiles.

A prefeitura de São Paulo tem a expectativa de que as 15 milhões de pessoas esperadas movimentem cerca de R$ 2,6 bilhões. Em 2019, os 14 milhões de foliões gastaram R$ 2,3 bilhões ao final do feriado.

 

Com tantos blocos, escolher a rota dos dias de festa pode ser uma tarefa complicada. Porém, quando for se preparar para ir curtir um desses pela primeira vez, é bacana seguir algumas dicas. Veja abaixo:

1. Saia de casa acompanhado

Encontrar um grupo de amigos é sempre muito animador, mas no Carnaval as aglomerações de pessoas são comuns e achar alguém nesse meio pode ser difícil. Por isso, sair de casa acompanhado é menos complicado e, assim, você não fica sozinho no meio da festa.

2. Roupas confortáveis

Para não ficar desconfortável no meio do bloquinho, o ideal é escolher uma combinação de roupas confortáveis, como shorts, tênis adidas feminino e camiseta. Lembrar de passar protetor solar antes de sair também é importante!

3. Leve apenas o necessário

Nada de levar mochila ou bolsas grandes e pesadas. Um documento de identificação, carteirinha do plano de saúde (se tiver, para casos de emergência), um cartão, dinheiro e celular são itens essenciais e, provavelmente, os únicos que serão importantes.

Se você quiser economizar no decorrer dos dias de Carnaval, pagar as coisas só com dinheiro pode ser a chave, assim é possível saber o quanto se está gastando na medida que ele for acabando no bolso.

4. Pare para comer e beber água

Lembre-se que são vários dias, e manter a saúde e o bem-estar do corpo é mais importante. Por isso, fazer algumas pausas para comer e beber água é o ideal.

5. Marque um ponto de encontro

No meio da multidão, é fácil se perder dos amigos, e essa situação pode se agravar com um celular sem bateria. Antes de chegar ao bloquinho, marque um ponto de encontro para que todo mundo se encontre em uma determinada hora. Assim, o grupo ficará unido novamente.

O Carnaval é um momento em que as pessoas saem de casa para se divertir nas ruas da cidade e para aproveitar os dias com os amigos. Sendo assim, o respeito é indispensável, assim como em qualquer outro dia.