Os esportes fazem bem para a saúde, isso não é nenhum segredo, não é mesmo?

Com o surf acontece a mesma coisa, independente da idade, aqueles que se aventuram a domar as ondas, podem aproveitar uma vida cheia de benefícios, sejam para o bem estar físico, como para o bem estar emocional e mental. A questão é que muitas vezes as pessoas não sabem disso por terem medo, pois algumas acham o surf difícil. Mas, assim como qualquer outra atividade, quando o praticante começa a gostar da atividade, ele percebe o quanto benéfica é para a saúde e a vida.

Pode perguntar para qualquer praticante, surfar faz bem para o corpo e para a mente. O ambiente da praia, o contato direto com o mar, a força bruta da natureza, e todo o aprendizado que se tem, melhora muito a saúde e a vida de quem se permite experimentar esse esporte.

Surfar ajuda e estimula o desenvolvimento da atividade cerebral, auxiliando o tão desejado equilíbrio entre mente e corpo. Nas praias brasileiras, o surf foi acolhido como esporte querido, principalmente entre jovens, porém há espaço para todos – idosos, adultos e até crianças.

Conheça alguns dos principais benefícios da prática do surf, preparado pelo site Treinamento Surf Evolutivo.

  1. AUMENTA A QUALIDADE DE VIDA E DIMINUI O ESTRESSE

Surfar ajuda a esquecer o estresse do dia a dia. O corpo libera substâncias que dão a sensação de bem estar. Além disso, o foco no exercício fará com que você esqueça de todo resto.

A prática muda seu estilo de vida. O contato com o mar e a natureza trará a sensação de liberdade e consciência corporal aguçada. Isso tudo é refletido no aumento da qualidade de vida.

  1. FORTALECE E TONIFICA A MUSCULATURA CORPORAL

Ficar de pé numa prancha exige muito esforço, consequentemente este esforço repetitivo fará com que sua musculatura tonifique-se.

Os movimentos realizados durante uma sessão de surf trabalham todos os músculos do corpo de uma só vez, fazendo com que você fique ”sarado(a)” por completo.

  1. AUXILIA NO EMAGRECIMENTO

Que tal perder peso praticando surf?

Pois é. O surf ajuda no emagrecimento, além de tonificar os músculos como foi dito anteriormente.

Em média, uma pessoa perde de 200 a 400 calorias com uma prática de 1h, mas a perda de peso é variável de pessoa para pessoa, bem como de acordo a frequência em que é praticado.

Surfar pode ainda ser uma ótima opção de exercício nos dias de calor.

  1. MELHORA A RESPIRAÇÃO E CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA

Em cima de uma prancha, dentro do mar, todos os seus músculos precisam ser trabalhados em sincronia, portanto seu sistema cardiorrespiratório precisa estar alinhado com todos eles. O exercício aeróbico se intensifica durante a passagem da arrebentação com a remada e mergulhos.

  1. AUMENTA A RESISTÊNCIA

Domar as ondas e dominar o mar pode ser desafiante. Vai ser preciso remar muito, depois você precisa se manter de pé na prancha e nadar quando estiver na água, alternando tudo isso diversas vezes.

Mas calma, todo este esforço fará com que seu corpo crie resistência, fazendo com que a dificuldade se torne menor e o aproveitamento melhor com o passar do tempo e da prática.

  1. AUMENTA O EQUILÍBRIO

Para equilibrar-se numa prancha é preciso prática e uma postura correta, além de agilidade para driblar os obstáculos no mar. Isso trará mais equilíbrio ao seu corpo.

Os benefícios poderão ser notados tanto dentro, quanto fora do mar.

  1. MELHORA A COORDENAÇÃO MOTORA

A frequência dos movimentos fará com que os músculos fiquem tonificados, a postura seja corrigida e o sistema cardiorrespiratório fique resistente e alinhado. A alternância deles, trará uma melhora significativa da coordenação motora, visto que será preciso muita agilidade para alternar entre remada, mergulho, ficar de pé e manobrar.

  1. CONHECIMENTO

Surfar também é cultura. A prática do surf trará conhecimentos sobre ondulações, ventos, correntes, marés, etc.

E também geografia, pois você vai querer descobrir onde estão as melhores ondas, e saber o porquê de ser naqueles lugares específicos.

Infográfico

Neste infográfico preparado pelo site Treinamento Surf Evolutivo apresentamos 8 formas em que a prática do surf melhora a vida dos praticantes desse esporte.