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Esportes são importantes na vida de todas as pessoas e podem contribuir com diferentes partes do corpo. Conheça aqui quais os benefícios dos esportes para o desenvolvimento emocional e físico dos adolescentes.

Benefícios dos esportes para adolescentes

Os adolescentes precisam gastar energia e os esportes são excelentes opções. E o melhor é que existem várias opções de modalidades, para todos os gostos.

Durante a juventude, é importante investir em alguma modalidade esportiva e aproveitar os efeitos para o emocional e o físico. De acordo com estudos realizados, além de dar mais disposição, as atividades também ajudam a melhorar a concentração nos estudos. Veja outros benefícios:

1. Sistema cardiológico

Praticar atividades físicas contribui para o fortalecimento do tecido cardíaco, além de ajudar na circulação sanguínea. Com isso, é uma prática que previne doenças cardíacas futuras, bem como as respiratórias. Ao praticar atividades físicas, aumenta-se a taxa do colesterol bom, HDL, no sangue, contribuindo também contra o diabetes.

2. Reduz a timidez

Muitos adolescentes são tímidos e introvertidos, o que traz consequências negativas, especialmente, na fase escolar. Ao praticar esportes, os jovens se relacionam mais com outras pessoas da mesma faixa etária, diminuindo assim, a timidez e favorecendo a autoestima pessoal.

3. Saúde emocional

Os esportes são de grande ajuda contra problemas psicológicos e sociais, contribuindo assim, com o comportamento dos jovens. Além disso, ajuda a diminuir problemas comuns entre os adolescentes, como: ansiedade, agressividade e estresse. E mais! Praticar esportes na adolescência também ajuda a reduzir, potencialmente, sintomas da depressão, distúrbios psíquicos e bipolaridade. Sem contar que ajuda a reduzir o tempo que os adolescentes passam nas redes sociais e outras tecnologias que podem levar à depressão.

4. Reduz a obesidade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os adolescentes precisam praticar, ao menos, uma hora de exercícios por dia. Para que o problema da obesidade não piore na vida adulta, é necessário iniciar as atividades desde cedo. É importante saber que as doenças degenerativas relacionadas com a obesidade iniciam nessa faixa etária. Entre elas, aterosclerose e hipertensão arterial.

5. Fixação do cálcio

Praticar esportes na adolescência contribui com a fixação do cálcio, prevenindo assim, doenças ósseas, em especial, a osteoporose.

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6. Estudos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, EUA, adolescentes que praticam esportes regularmente possuem um desempenho melhor nos estudos. Pesquisadores explicam que as atividades físicas ajudam no desenvolvimento de novas conexões interneurais, deixando assim, a mente mais ativa. Logo, os esportes contribuem com o raciocínio lógico, memória e concentração, facilitando assim, para a época de provas.

7. Estabelece hábitos saudáveis

Praticar atividades físicas, aliadas a uma alimentação saudável, é essencial na vida de todos, especialmente dos adolescentes que estão passando por constantes mudanças. E esses hábitos saudáveis fortalecem o sistema imunológico, contribuindo com a saúde a curto e longo prazo.

8. Senso de responsabilidade

Praticar esportes na adolescência ajuda também com o senso de responsabilidade e compromisso, contribuindo com a melhora no comportamento, nas relações interpessoais e também a seguir regras.

Quais são os esportes ideais para adolescentes?

Confira uma lista dos esportes mais indicados, a partir dos 11 anos de idade:

  • Natação.
  • Dança.
  • Artes marciais.
  • Esportes coletivos (futebol, vôlei, basquete e outros)
  • Aulas de alongamento.
  • Tênis.

No geral, essas atividades ao realizadas 3 vezes por semana e têm duração de 45 a 60 minutos. Porém, é essencial que os esportes sejam acompanhados por um profissional.

Por: Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net.