Desfilar o abdômen durinho no verão é o sonho de consumo de muitas garotas e garotos, que para alcançar este objetivo passam horas treinando na academia e fazendo dietas mirabolantes. Afinal quem não quer desfilar por aí coou m um abdômen tanquinho como da estrela teen Shawn Mendes?

O que muitos não sabem, é que já existem exercícios específicos capazes de tonificar os músculos do abdômen sem a necessidade de ficar horas na academia. O treino funcional, por exemplo, contém uma série se exercícios capazes de definir o corpo, e o melhor de tudo, podem ser feitos em casa ou com um gasto mínimo, pois não precisam daquele monte de equipamentos.

Shawn Mendes Pelado

O treino funcional veio para revolucionar a maneira como as pessoas treinam. Até pouco tempo atrás, o treino de força voltado para ganhar músculos e queimar calorias, eram os mais realizados nas academias. A principal diferença entre a musculação tradicional e o treino funcional, é que o segundo trabalha os músculos de forma integrada e não mais de maneira isolada”, explica André Cano Fernandez, Educador Físico e Especialista em Treino Funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética.

No treino funcional, são utilizados os padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, agachar, girar e lançar, trazendo como resultado um corpo equilibrado, forte, não necessariamente musculoso, pronto para enfrentar desafios e mais resistente a lesões.

Para tornar o abdômen durinho com a prática do treino funcional são indicados alguns exercícios como:prancha isométrica, prancha lateral, prancha com variação de perna, a abdominal V e a abdominal Supra.

O Educador físico e especialista em Treino Funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética explica como são realizados cada um:

PRANCHA ISOMÉTRICA
Para realizar a prancha isométrica é necessário apoiar-se nos cotovelos e na ponta dos pés, mantendo a coluna ereta e o abdômen contraído. Permanecer nessa posição, o tempo é determinado de acordo com o condicionamento físico de cada um. Inicialmente é feito um teste para determinar esse tempo, que varia entre 30 segundos até o tempo máximo que cada pessoa aguentar.

Este exercício é excelente para trabalhar os abdominais, isento de riscos e não requer nenhum tipo de equipamento. Ele trabalha principalmente os músculos retos abdominais e oblíquos externos.

prancha-frontal

PRANCHA LATERAL
No caso da prancha lateral, durante o exercício a pessoa deve deitar-se de lado, apoiando um só cotovelo no chão e um só pé, também mantendo a coluna ereta e o abdômen contraído. O tempo mínimo de execução é de 30 segundos e o que limita o tempo máximo é a exaustão de cada pessoa. Essa atividade é excelente para trabalhar e “marcar” os oblíquos externos e internos do abdômen, sendo excelentes para quem deseja melhorar a forma da cintura.

treino_da_barriga_chapada2

PRANCHA COM VARIAÇÃO DE PERNA
A prancha com variação de perna é uma forma de aumentar a sobrecarga do exercício e ativar ainda mais o abdome. Com os cotovelos apoiados no chão, mantenha a perna esticadas e na pontinha dos pés. Eleve uma das pernas, a perna elevada não deve ultrapassar a linha do quadril. Depois repita o movimento com a outra. Para iniciantes, o indicado é ficar 20 segundos com cada perna elevada. Já alunos avançados podem ficar até 1 minuto em cada posição.

pracha variação de perna

RODA DE EXERCÍCIOS ABDOMINAIS
Ideal para o fortalecimento da região do abdômen, proporcionando o alongamento e fortalecimento muscular, não só dessa região, mas principalmente dos músculos estabilizadores da coluna. Os exercícios têm a função de gerar o fortalecimento do tronco e membros inferiores, além da estabilização para a região lombo – pélvico, quadril, flexão e extensão.

Para iniciar, sente-se com os dois joelhos no chão e segure a roda com as duas mãos. Apoie-a no chão e inicie a movimentação, levando-a pra frente! Concentre-se em realizar o movimento com o abdômen e não somente com os braços – assim você conseguirá fortalecer o abdômen com sucesso. Repita o movimento umas 10 vezes a cada série, fazendo de 3 a 4 séries. Com essa repetição você conseguirá a longo prazo fortalecer o seu abdômen.

roda-abdominal-profissional-roda-exercicios-abdominais

Uma das principais vantagens do treinamento funcional é o número amplo de exercícios diferentes. A gente pode treinar durante um ano um treino a cada dia, sem repetir. O treinamento é dinâmico, não monótono. Metade do tempo que você destinaria ao tradicional equipamento de musculação, você consegue otimizar nesse treino. Além disso, melhora o desempenho na atividade física e ajuda a prevenir lesões musculares e, ainda, aprimoram o funcionamento cardíaco, facilitam a circulação sanguínea e fortalecem tendões e articulações”, garante o educador fisico. André Cano.