Você vai ao parque e vê uma galera andando de patins e começa a pensar, deve ser super difícil, nunca vou conseguir fazer isso. Para te ajudar a decidir por entrar neste mundo de liberdade, nós respondemos abaixo as 5 principais perguntas que um iniciante em patinação costuma ter. E outra, se você tem interesse em andar de skate, o guia abaixo também serve para você.

Vamos lá?!?

Andar de patins parece ser super difícil e perigoso, por que andar de patins?

São vários os motivos, mas o principal deles é que ao andar de patins você tem uma sensação de liberdade. É um esporte jovem, divertido e saudável, que ajuda a eliminar o stress e a definir o corpo, principalmente, coxas, pernas, bumbum, abdome e costas.

 

Não sou mais criança e tenho medo de cair e me machucar. Acho que não é para mim?

Lógico que cair é sempre um risco, mas não tenha medo de cair, pois é assim que se aprende,  ?E para se proteger, use equipamentos de proteção, como capacetes, joelheiras, cotoveleiras e protetores de punho. Também é importante saber como cair: quando a queda for iminente, dobre os joelhos e tente cair para a lateral. Se possível, role ou apare a queda com as mãos.

Consigo aprender sozinho?

Até dá, mas daí o tombo com certeza seria inevitável. O ideal é que no começo você tenha alguem que saiba andar, ao seu lado. Aqui em São Paulo, em alguns parques sempre tem algum grupo de patinadores, ou até mesmo professores que podem te ajudar no começo a ter equilíbrio e a fazer os primeiros movimentos.

E para começar, não se esqueça de usar os freios. Geralmente os patins vêm com freios na parte de trás e, para frear, basta colocar o pé para frente, levantando a ponteira e pressionando o solo com o freio.

Os equipamentos são caros?

Como tudo, o preço dos equipamentos variam de acordo com a qualidade, mas para iniciante você vai gastar na faixa de uns 300 a 400 reais, em equipamento. Neste valor estão inclusos os patins, equipamentos de segurança, e as meias longas que evitam que os patins machuquem sua perna.

Se você quiser equipamento importado, o custo será bem maior, mas sinceramente para começar não vale a pena. Vai que você não gosta da brincadeira, não é mesmo?

Você também poderá curtir:

Será que vou conseguir fazer manobras radicais?

Consegue, claro que consegue, mas não no começo. Posso te garantir que nos primeiros dias, se manter em pé já vai ser um desafio e tanto. Primeiro aprenda a se equilibrar,depois aos poucos vá tentando andar em chão liso e devagar. Quando pegar a manha tente ir mais rápido. Continue assim e logo você vai aprendendo algumas manobras, como girar, andar de costas, pular, etc. Se você não tiver quem te ensine, dá uma olhada no Youtube, existem bastantes tutoriais para te ajudar.

Aprenda a andar de patins
Foto: Reprodução – Fabiano Matos – LicoSp

É isso aí galera, perguntas respondidas então agora seguem as principais dicas para você começar a andar de patins:

  • Para conseguir se equilibrar, distribua o peso nas duas pernas e fique com os joelhos semi-dobrados.
  • Para andar, deixe as pontas dos patins ligeiramente para fora formando um V. Faça a troca de peso de um pé para o outro, consecutivamente. Estenda uma das pernas enquanto desliza a outra. A perna que desliza fica semiflexionada.
  • Use os freios. No início use os freios que acompanham o patins. Não tenha vergonha de usá-los. Para frear basta colocar o pé para frente, levantando a frente e pressionando o solo com o freio, que fica atrás dos patins.
  • Se a queda for inevitável, tente não cair para trás. O melhor é se jogar para frente, caindo com os joelhos e se apoiando nas mãos, mas isso vale caso você esteja com proteção, senão o risco de machucar o joelho é muito grande.