Não tem muito o que se falar sobre o skate, já que é algo praticamente muito difundido na cultura moderna, seja nas pequenas ou grandes cidades. Este esporte que foi criado na Califórnia esta ganhando cada dia mais adeptos no Brasil, com vários praticantes que assim como no futebol, automobilismo e outros esportes, ganham a vida sob um skate.  São as celebridades deste esporte radical, que são reverenciados pelos que estão começando a andar de skate e até mesmo os mais experientes.

Andar de skate, assim como andar de bicicleta é uma tarefa que no início vai render muitos tombos, um certo medo de cair com a cara no chão, mas que depois que se pega o jeito, nunca mais se esquece. Não é necessário entrar em escola para aprender a andar, pode-se tentar sozinho ou com dicas de amigos, mas o aprendiz de skatista deve sempre se atentar para um fator primordial, sua segurança. Por mais que possa parecer chato e para alguns até feio, usar os equipamentos de segurança como o capacete, joelheira e cotoveleira, ajuda a evitar lesões mais graves. E não precisa gastar muito para isso, há equipamentos para todos os gostos e bolsos.

skate_002_slide  nola-skate-art

Para começar no esporte alem dos equipamentos de segurança descritos acima, é importante logicamente ter um skate. Um shape (aquela prancha de madeira) legal custa em torno de uns R$ 200,00. Na hora de comprar, pise na frente e na parte de trás do shape para ver se ele é resistente. Lembre-se, que nem sempre beleza é sinônimo de boa qualidade. E no futuro você pode ir  customizando e trocando as peças por outras melhores, deixando ele com a sua cara.

Para você que esta pensando. “Bem, eu comprei todo o equipamento, mas não faço a minima idéia de como subir em um skate!”.  Você pode obter um passo-a-passo de como se equilibrar em um Skate, neste tutorial do Wikihow, ou pode tambem procurar na internet, os milhares de vídeos que ensinam não só os passos básicos, mas tambem as principais manobras.

Voce também poderá curtir:

Para facilitar sua vida, trazemos no playlist abaixo alguns vídeos com as principais dicas para iniciar na arte do skate e para fazer as primeiras manobras. Vamos deixar o medo de lado e arriscar?

Regular-vs-Goofy-stance-skaPushing-1-2-3-4

Manobras Básicas: Ollie

O ollie é a manobra básica do sk8. Sem ela você não consegue realizar outras manobras, como Flip, Varial, Grind… e assim vai. Aprenda essa manobra e depois tente as manobras que se seguem. .

1. Pegue impulso com sua base normal;
2. Coloque o pé dianteiro no meio do shape, em paralelo ou em V, de acordo com a sua preferência e desempenho;
3. Deixe o pé traseiro no tail;
4. Agache para ganhar impulsão;

5. Ponha a maior parte de seu peso no seu pé dianteiro;
6. Forçe o tail para baixo, e ao mesmo tempo pule; pense como se isso fosse um único movimento, obs.: o pulo acontece antes que o tail encoste no chão;
7. Quando o skate estiver completamente fora de contato com o chão ( + ou – 45°), deslize o seu pé dianteiro para frente em direção ao nose. O segredo para essa manobra é o tempo (\”timing\”) entre o seu pulo e o deslize.
8. O deslize serve para que o skate vá para frente, e para que fique em paralelo com o chão. Ao mesmo tempo do deslize, vá encolhendo a sua perna traseira para que o skate fique livre para subir. Isso vai parecer com que o skate esteja colado em seus pés.
9. Continue na posição até você pousar. No pouso, flexione os joelhos para absorver o impacto e ganhar equílibrio. Seus pés deverão estar sobre os dois trucks, na hora do pouso.

Manobras Básicas: Frontside 180 ollie

O frontside 180 ollie é um ollie com giro de 180° do sk8 e do corpo no ar.
1. Posicione seus pés para dar um ollie;
2. Agache e torça seu tronco \”backside\” (com as costas para frente);
3. Quando você der o ollie, destorça o seu tronco (peito para frente);
4. Nisso, guie com os dois pés o shape para que ele gire junto com o seu corpo; o shape deve permanecer o tempo inteiro sobre seus pés;
5. Quando você tiver dado os 180º, para aterrissar estique um pouco as pernas para colocar as rodas em contato com o chão;
6. Agache para absorver o impacto.

Manobras Básicas: Varial

O varial é um ollie com um 180° do shape. (o skatista fica do jeito que ele está, o sk8 que gira)
1. Ande em velocidade média ou superior e se prepare em posição de ollie;
2. Dê o ollie, mas ao invés de deslizar o seu pé dianteiro em direção ao nose, mantenha-o no centro do shape;

3. O impulso para o ollie com o pé traseiro não deve ser feito somente para baixo como em um ollie comum, empurre o shape suavemente em direção ao seu calcanhar (para trás);
4. Com o pé dianteiro guie o seu shape para frente, fazendo o rodar;
5. Olhe o skate girar embaixo de você, quando ele tiver completado o 180º pegue-o com o seu pé traseiro e aterrisse.

Onde treinar ou andar de skate?

Antes marginalizado, embora em alguns lugares ainda seja, o skate esta ganhando cada vez mais adeptos nas cidades, seja na modalidade skate, longboard, street board. Mas juntamente com o aumento da popularidade do skate, veio a busca por locais seguros para aprender e praticar as manobras, com segurança para o skatista ou para as demais pessoas. Aqui em São Paulo, e creio que em outros lugares também, normalmente são usados os entornos dos museus e os parques da cidade como locais para praticar, mas é cada vez mais normal encontrar pistas e locais específicos para a prática nas cidades brasileiras.

A cidade de São Paulo tem diversas opções para quem quer praticar o esporte, e aproveitar o resto das férias. como as largas calçadas da Av. Paulista que a noite vira o paraíso dos skatistas ou os grandes espaços como os parques do Ibirapuera, da Juventude, Villa-Lobos e o recem-inaugurado Candido Portinari, anexo ao Villa Lobos.

Downhil150 Skate

Encontre tudo para Skate

Conheça abaixo alguns locais oficiais em São Paulo, mas para uma busca completa, navegue no mapa abaixo, montado pelo site SkateParksdoBrasil, que traz fotos, a localização e também dar dicas sobre as skateparks construídas no nosso país. Para acessar o site, clique aqui.


Visualizar Skateparks do Brasil em um mapa maior

Serviço
Parque do Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Zona Sul – São Paulo
Entrada Gratuita

Parque da Juventude
Avenida Zaki Narchi, 1309 – Santana – Zona Norte – São Paulo – próximo ao metrô Carandiru
Entrada Gratuita
Telefone: 2251-2706
http://blogdoparquedajuventude.blogspot.com/

Parque da Independência – Museu do Ipiranga
Horário: sábados, domingos e feriados, das 9h ao meio-dia e após às 17h. Nos demais dias o uso é livre (das 5h às 20h).
Endereço: Av. Nazareth, s/n – Ipiranga – Zona Sul – São Paulo
Entrada Gratuita

Quintal do Ipiranga – Campeonato “Independência ao Longboard”
https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000357257358

Praça Roosevelt
Praça Roosevelt, s/n°
Consolação – Centro

CEU Aricanduva

Telefone: 2723-7557 / 2723-7556
Endereço: Rua Olga Fadel Abarca, s/n – Itaquera – Zona Leste – São Paulo
Entrada Gratuita

Outras unidades dos CEUs com pista de skate
Alvarenga, Casa Blanca, Cidade Dutra, Inácio Monteiro, Jambeiro, Navegantes, Parque Veredas, Pêra Marmelo, Perus, Rosa da China, São Mateus, São Rafael, Três Lagos, Vila Atlântica e Vila Curuça.
Para maiores informações:
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/AnonimoSistema/BuscaEscola.aspx?source=/AnonimoSistema/BuscaEscola.aspx

Você anda de skate? Quer ensinar algumas manobras? Entre em contato conosco e mande o seu vídeo para análise e publicação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO