Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

Quem usa lentes de contato pode ter uma dúvida comum: Dá para praticar esportes usando elas? E ir à praia ou piscina, pode? Pois esportes e o uso de lentes de contato é uma combinação saudável, é possível ter toda a liberdade de movimento que se precisa, até mesmo embaixo da água, sem correr o risco de quebrar o acessório ou machucar o rosto.

Desde que usadas sob orientação de um médico oftalmologista, seja no ar, na água ou em terra cada esporte requer um ambiente específico, e os cuidados com a lente são importantes para a saúde dos olhos.

Entre os principais esportes cujos pacientes são beneficiados com a opção pelo uso de lentes de contato estão os jogos de raquete, como o tênis; de bola, como futebol e vôlei; os esportes de corrida, ciclismo e patinação; as lutas e artes marciais, bem como os esportes de contato. Ainda estão incluídas entre as maiores indicações as atividades radicais, os esportes aquáticos e acrobáticos.

As lentes de contato não atrapalham os movimentos, não embaçam com as mudanças de temperatura e não limitam o campo visual, não prejudicando a visão nessas situações. Por cobrirem todo o campo visual, uma vantagem das lentes de contato sobre os óculos é que a visão periférica também fica mais acurada. Além disso são mais seguras para os olhos em caso de quedas e acidentes.

A grande transpiração durante a prática de esportes também levam os óculos a ficarem embaçados com facilidade, o que nunca acontece com as lentes. A demanda pelo uso de acessórios como capacetes, óculos e máscaras também são facilitadas com o uso das lentes.

Mas, lembre-se que é de suma importância a limpeza e desinfecção das lentes, bem como respeitar o período de troca das mesmas são fundamentais em todas situações.