Em meio às preocupações sobre a escolha da carreira e os diversos livros de estudo com a matéria do vestibular que está por vir, o jovem também tem um alento muito especial, a tão sonhada e esperada viagem de formatura, uma parada de uma semana na rotina do pré-vestibulando para se descontrair com os amigos antes de um dos momentos mais importantes da vida de muitos dos adolescentes.

No entanto, a preparação dias antes da viagem é essencial para que a passeio ocorra de forma natural e que o jovem aproveite o máximo possível da estadia no destino de escolha. A preparação se torna uma ação ainda mais desafiadora, uma vez que muitos dos jovens viajam pela primeira vez desacompanhados dos pais. Pensando nisso, a Forma Turismo, maior operadora de viagens estudantis do Brasil, destaca seis dicas para o formando se organizar de maneira prática e eficiente para a viagem.

1- É essencial planejar com os seus pais os gastos que terá durante a viagem. Inclua nos planos as compras, gastos no hotel, alimentação e, é claro, as festas.

2- Tomar cuidado também com o peso da mala, uma vez que só é permitido levar uma bagagem pesando até 15 kg.

3- Ao fazer a lista de coisas para colocar na mala, o formando não pode esquecer dos seguintes itens: biquíni, shorts, bermudas, camisetas, regatas, agasalhos, tênis, chinelos, bonés, óculos de sol, protetor solar, material de higiene pessoal e medicamentos específicos.

4- A bagagem deve ser identificada a ser despachada com a etiqueta da operadora que está organizando o embarque. A inserção de uma etiqueta com o nome do formando também é estratégico.

5- Se possível, é importante fechar as malas com cadeados ou lacres e levar objetos de valor e dinheiro na bolsa de mão.

6- Antes da viagem, é importante combinar com os amigos pontos de encontro, caso algum do grupo se perca do restante dos jovens.