Tempo Estimado de Leitura: 3 minutos

Travessuras ou Gostosuras? Esta pergunta provavelmente você já ouviu em algum filme de cinema, agora se você mora nos Estados Unidos, com certeza já deve estar acostumado a ouvir esta pergunta, no dia 31 de Outubro, o Halloween ou Dia das Bruxas, em português.

E como estamos chegando perto do dia 31 de Outubro, vamos explicar um pouco sobre esta data, o Halloween. A palavra Halloween tem origem no catolicismo, sendo uma contração da palavra “All Hallows Eve”, que significa “Véspera do Dia de Todos os Santos”, uma celebração que acontecia por volta do século IV, para festejar todos os mártires.

Mas históricamente o Dia das Bruxas surgiu em um celebração celta, mas que também tinha como objetivo cultuar os mortos. Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Porém foi por volta de 1840 que a tradição ganhou um ar mais alegre e começou a se popularizar, principalmente nos Estados Unidos com a migração escocesa.

Travessuras ou Gostosuras

Na celebração atual do Halloween, as casas são enfeitadas com diversos objetos, e adultos e crianças se fantasiam de monstros, bruxas e fantasmas e saem pelas ruas batendo de porta em porta perguntando “Travessuras ou Gostosuras?” Os moradores lhes dão então diversos doces como balas e chocolates. Agora se você não tiver algum doce para dar, então sofrerá com certeza alguma travessura.

Como em toda data comemorativa, alguns personagens são essenciais para caracteriza-la. E atualmente dia das bruxas, não é dia das bruxas se não tiver a famosa abóbora iluminada, o gato preto, vassouras e bruxas.

Agora você sabe o porque destes personagens? Então vamos lá:

As abóboras iluminadas são conhecidas como Jack-O-Lanterns. E como conta a lenda, elas surgiram do fato de um homem chamado Jack não ter conseguido entrar no céu porque era muito avarento, e ainda foi expulso do inferno porque costumava pregar peças no diabo. Foi, então, condenado a vagar eternamente pela terra carregando uma lanterna para iluminar seu caminho. As abóboras iluminadas.

O gato preto, estão relacionados as bruxas, já que dizem que elas podem se transformar em gatos.

Já as bruxas segundo lendas, se reuniam durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, para festas organizadas pelo Diabo!

E a frase “travessuras ou gostosuras” embora muitos achem que seja uma invenção americana, na verdade surgiu na irlanda e existe desde o século IX. As pessoas faziam os bolos simples e cobertos com groselha, que eram chamados de “bolos das almas”, pois eram entregues às crianças fantasiadas que batiam de porta em porta para pedindo os bolos, em troca de uma oração pela alma de um parente de alguém daquela casa.

Aqui no Brasil o Dia das Bruxas ainda é uma data pouco comemorada, a não ser nas escolas de inglês e várias baladas nas quais os frequentadores devem ir fantasiados. Mas isto esta mudando, principalmente devido a cultura oriunda dos diversos filmes americanos e da internet.

E você já festeja o Dia das Bruxas? Na sua comunidade ou na sua escola? Feliz Dia Das Bruxas para todos…

Happy Halloween