Você já deve ter visto quando passeava por um parque ou até mesmo na praia, várias pessoas praticando um esporte em que andam e as vezes até fazem malabarismo sobre uma corda elástica. O nome deste esporte que até já foi retratado na novela “Babilonia”, da Rede Globo e que é o Slackline, esporte que está fazendo a cabeça da galera e que consiste em se equilibrar em cima de uma corda.

Uma modalidade de esporte e diversão que exige muito equilíbrio e concentração para você não cair. E por isso mesmo tem como beneficio estimular o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação.

Mas embora ele tenha se tornado mais conhecido nos últimos anos, o slackline sempre comparado com a corda bamba usada por artistas circenses, surgiu em meados dos anos 80 nos Estados Unidos, com os escaladores, já que estes nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar.

Quem pode praticar Slackline?

O Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 05 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.

De acordo com Rogério Tozzi, professor de educação física e especialista em base instável, o slackline trabalha o foco e a concentração para atravessar a linha. “A pessoa vai cair muito da linha, e é necessário levantar e tentar outra vez. Isso te ensina a nunca desistir”, explica.

O slackline também mexe com o seu emocional. “Você tem sempre que pensar no objetivo final para atravessar a fita, e qualquer outra distração te derruba, incentivando o equilíbrio e exercitando a confiança de você com você mesmo”, afirma Tozzi.

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Como praticar o Slackline?

Para praticar o slackline é preciso uma fita de náilon e de uma catraca para montar e dar tração para a fita. Existem cinco categorias de slackline: Tricklining (pode ser feito em qualquer lugar e foca nas manobras e técnicas do praticante), Waterlining (feito sobre a água, pode ser nas encostas de montanhas), Longlining (prática com extensões que podem chegar a mais de 300m) e Highlining (feito com alturas maiores, acima de cinco metros, no mínimo). Porém para você que pretende iniciar neste esporte, o ponto de partida é o trickline, modalidade mais praticada do slackline que geralmente é praticada a partir de 60cm de altura.

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O melhor lugar para montar seu equipamento é entre duas árvores, fortes, maduras e com pelo menos 30cm de diâmetro. Procure duas árvores que não ultrapassem mais que 10/15 metros de distância (quanto mais curto, mais fácil). Monte seu slackline baixo, com aproximadamente 30cm de altura. Comece a praticar equilibrando-se com um pé de cada vez e depois utilizando os dois pés. Isto serve para entender o equilibrio. Flexione os joelhos, levante os braços e concentre-se no seu centro de equilibrio (abdômen). Olhe sempre para frente, nunca para fita ou seus pés. Quando começar a dar os primeiros passos, não precisa atravessar a fita rapidamente. Leve o tempo necessário em cima da fita para compreender o equilíbrio necessário.

E não se esqueça você deve sempre usar a proteção de árvore, afinal você não vai querer destruir não só a natureza, mas também aquela que esta te ajudando a praticar o esporte.  Se você não tiver a proteção com o kit de equipamentos, poderá também pode usar papelão, pedaços de carpete ou tapete e também isolantes térmicos para camping.

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Principais Dicas para praticar Slackline

  • Comece com a slackline montada em curto espaço, para que desta maneira o curto espaço entre os pontos de ancoragem possa possibilitar mais estabilidade.
  • Coloque um pe no meio da fita do slackline. Sugerimos que comece descalço para que você sinta a fita e consiga achar desta maneira o seu equilíbrio mais rápido
  • Você pode começar de qualquer ponto da fita, mas indicamos que comece do meio para que desta maneira se ocorrer uma queda você tenha menos chances de se machucar, pois voê cairá longe dos obstáculos .
  • Respire fundo para que desta maneira você relaxe e seu pé trema menos na fita.
  • Fixe o olhar em um ponto de preferência um pouco mais longe , algo próximo a ancoragem, pois isto ajudará você a se estabilizar na fita.
  • Sempre olhe para frente, nunca para baixo.  Vá sentindo a fita com seu pé, não olhando nela.  Escolha um ponto fixo na frente e fixe seu olhar naquele ponto só.  Concentre!
  • Centre seu peso no pé que está na fita, abra seus braços e tente se equilibrar se levantando na fita, para facilitar abra seus braços.
  • Utilize seus braços e suas pernas para que você possa se equilibrar melhor na fita.
  • Dobre um pouco sua perna para que desta maneira você consiga achar mais facilmente centro de gravidade.
  • Repita esses paços até que vecê consiga se equilibrar na fita por 15 segundos
  • Pratique este procedimento com o outro pé
  • Treine em grupo! É mais divertido e da para compartilhar as experiências de aprendizagem.  Vai aprender mais rápido e vai formar muitas novas amizades.

Onde Comprar?

Você encontra o equipamento nas principais lojas de esportes, mas como este tipo de produto não precisa pegar, olhar, você pode comprar online. Como o esporte está mais popular, os preços variam de R$ 170,00 a R$ 500,00 dependendo da marca e do tamanho da fita. Tá esperando o que para se preparar para o esporte do momento?

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