O vídeo abaixo traz de uma forma bem descontraída a história do skate. Mas como ela esta inteira em inglês resolvi de uma forma um pouco mais chata contar o básico da história deste esporte radical que a cada dia ganha mais adeptos.

Vamos lá?!!

O Skate originou-se na Califórnia por volta de 1960 quando os surfistas locais cansados de esperar por boas ondas, tiveram a ideia de levar o surf para as ruas. Foi então que estes surfistas decidiram pegar as rodinhas de skates (patins) e colocaram em uma madeira que tinha um formato parecido com uma prancha.

No início, o esporte era chamado de sidewalk surfing (surf de calçada) e em pouco tempo se espalhou por todo os Estados Unidos. O Skate daquela época (1960) era muito diferente do que é hoje. Não possuíam nose nem tail, eram apenas uma tábua de madeira com 4 rodinhas.

A partir de 1963, com o esporte sendo bastante praticado e ter suas próprias manobras e estilos, o nome mudava para Skateboarding, apelidado apenas de skate, como todos nós conhecemos atualmente.

Em 1970 a diversão já conhecida como Skate, sofreu uma revolução, suas rodinhas foram estudadas então passaram a serem feitas de um material chamado uretano. Com a ajuda dessas rodinhas, o Skate passou a pesar por volta de 2,5kg.

Em 1975, um grupo de garotos conhecidos como Z-Boys, que faziam parte da equipe Zephyr da Califórnia, revolucionou ainda mais o Skate, mostrando ao mundo que era possível fazer manobras de Surf sobre o ele.

Uma das primeiras e muito importante manobras do Skate, o famoso Ollie, foi inventada em 1979 por Alan Gelfand, onde os skatistas pulavam obstáculos. Hoje o Ollie é base de qualquer manobra, o Skate nunca mais foi o mesmo. Essa manobra abriu a mente dos skatitas para o que era até então impossível, ai veio à criatividade nas manobras.

“Em 1976 nós andávamos de skate em piscinas vazias. Ninguém sabia o tudo o que se podiam fazer então nós nos divertíamos e víamos até onde podíamos forçar” – DIZ Wally Inouye.

Na década de 80, um dos revolucionários do Skate Street foi o glorioso Rodney Mullen, considerado por muitos, o melhor skatista o mundo até hoje.

Mullen foi responsável por 39 manobras, como kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc…

Nessa mesma época, Tony Hawk inovou o Skate no Half Vertical, sempre procurando ultrapassar limites de criatividades e dificuldade das manobras. Vencendo barreiras de preconceito, o Skate vem crescendo e inovando até os dias de hoje.

Gostou? Agora se você é bom no inglês curta a história igual, mas de uma maneira diferente no vídeo abaixo: