Tempo Estimado de Leitura: 4 minutos

Viajar com a galera é muito gostoso, mas se você não se atentar, o que tinha sabor de mel pode ficar com um “azedinho” no final. Para que isso não aconteça ao viajar com grupo de amigos, selecionamos dicas úteis para você. Confira!

As viagens com os amigos são cheias de aventuras, bem como altas e baixas e perrengues e prazeres. Não é à toa que todos os que já ousaram viajar com grupo de amigos alegam que uma viagem fortalece a amizade.

Porém, todo cuidado é pouco nessa aventura, afinal, uma atitude errada pode ser o fim de uma grande amizade. Afinal, os dois primeiros dias são fáceis, mas a partir do terceiro, o cenário pode mudar. E para te ajudar, selecionamos algumas dicas para que tudo se resuma em grandes memórias. Veja!

Dicas para viajar com grupo de amigos e fortalecer a amizade

A convivência com outras pessoas pode ser estressante após alguns dias, afinal, cada um tem sua bagagem. Enquanto a Maria não se importa de deixar a mala aberta com roupas para todos os lados, a Joana gosta de tudo no lugar.

Em uma viagem com amigos, as diferenças começam a ficar cada vez mais evidentes. Para que elas não se tornem em um pesadelo e possa prejudicar a amizade, você deve estar preparado. Para isso:

1 Definam o orçamento da viagem dias antes

planeje financeiramente sua viagem

Dinheiro gera muitas brigas e intrigas. Em uma viagem com várias pessoas, escolher o próximo tour ou restaurante, pode ser um desafio. Para evitar problemas, marquem um dia para discutir sobre o orçamento de viagem. Sair de férias com uma quantidade média que se pretende gastar ajuda muito. É claro que a turma pode se dividir e cada um arcar com seus gastos, mas existem aquelas contas conjuntas que devem ser pensadas. Entre elas, a hospedagem e o aluguel de veículos.

2 Tenham um roteiro predefinido

defina o roteiro

Passeios, eventos e tours, no geral, devem ser respeitados para que se aproveitem ao máximo da viagem. Porém, os interesses nem sempre são os mesmos. A solução: definir o roteiro, diversificando as opções para agradar a todos. Para isso, basta combinar antecipadamente. Nesse roteiro, vale incluir as opções: restaurantes, hospedagem, atividades e pontos turísticos, entre outros.

3 Façam um planejamento de horários

Planeje os horarios

Combinar horários é muito complicado, quando envolve uma turma de amigos. Tem aqueles que querem relaxar e acordar mais tarde, enquanto outros querem curtir e aproveitar os minutos ao máximo. Porém, quando a turma decide sair determinada hora, ai daquele que não estiver pronto. É importante estabelecer, como regra, cumprir esses horários. Mas se alguns insistem em se atrasar, minta sobre os horários para eles, assim, vocês nunca estarão atrasados para nada. Afinal, reserva em restaurantes e eventos deve ser respeitada, concorda?

4 Respeitem o espaço alheio

Respeite o espaco alheio

Se você não consegue respeitar o espaço do outro, não vai se dar bem ao viajar com grupo de amigos. Lembre-se de que vocês vão: fazer passeios, comer, dividir a mesma casa/hotel/pousada, enfim, toda programação juntos.

5 Tenham em mente sobre a necessidade de ser flexível

seja flexivel

Ao viajar com mais de uma pessoa, você precisa ser flexível, pois nem sempre vai concordar com as atividades que o grupo deseja realizar. Por isso é importante seguir as dicas acima e, caso algo fuja do combinado, saber lidar com a situação. Se a turma optar por comer em um restaurante mais caro do que o combinado, tente tirar a diferença de um determinado passeio.

Por fim, lembre-se de que você não precisa cumprir o roteiro com todos os amigos. Ao se reunirem para planejar a viagem, deixem como opção o “espaço” individual. Ou seja, se determinado amigo quiser tirar um tempo para ficar sozinho, por que não?

Seguindo essas dicas, vocês terão boas recordações e vão voltar ainda mais unidos, concorda? Só não deixem de contratar um seguro de viagem e aproveitar os planos de viagem em grupo. Assim, vocês podem ficar mais tranquilos e evitar aborrecimentos e gastos extras.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site SeguroAuto.org.