Você já deve ter visto passar pela sua timeline no Facebook várias postagens da brincadeira do momento “Como Você Seria Se Fosse Do Gênero Oposto?” e se você não participou dela ainda, com certeza deve ter ficado com o dedo coçando para clicar e participar.  Porém não faça isso sem antes ler esta matéria.

Criado pela Kueez, empresa pouco conhecida, esta brincadeira também conhecida como “quiz” é bem engraçada, porém o que poucos sabem é que após sua participação, a empresa retém os dados pessoais, e não são poucos, em seu banco de dados.

De acordo com o site “UOL”, após participar da bricadeira “Como Você Seria Se Fosse Do Gênero Oposto?” ou outras do gênero, disponibilizou para a empresa o nome, imagem do perfil, datas de nascimento, fotos publicadas no Facebook, lista de amigos, contato e endereço de e-mail para logar na rede social, além de sua localização e informações do modelo do celular ou computador usado.

Isso porque a maioria das pessoas não lê o pedido de autorização aos dados do Facebook, termos de uso e afins. E a maioria das pessoas não configura o acesso aos seus dados na ferramenta de privacidade do Facebook.

Tenso não é mesmo?!!?!!

Para você ter uma idéia, em 2017, a imprensa norte-americana alertou que uma empresa britânica, a Cambridge Analytica, usou dados coletados com esse tipo de quiz para auxiliar a campanha eleitoral de Donald Trump e também a campanha do “Brexit”, que decidiu pela saída do país da União Europeia.

 

Como apagar ou restringir o acesso aos meus dados do Facebook?

A empresa em sua defesa alega ter uma ferramenta em seu site que pode ser acessada clicando aqui , mas quem garante que eles realmente apagaram todas as suas informações do banco de dados deles.

Uma vez que você já participou da brincadeira, não adianta mais chorar pelo leite derramado, é torcer para que eles realmente apaguem os dados ou não usem suas informações para o mal.

Além de solicitar a exclusão dos dados através do link acima, vale a pena impedir que eles tenham acesso a informações atualizadas do seu perfil, para isso o melhor é desatrelar seu perfil do app no Facebook. Para isso, vá nas Configurações de Aplicativos do Facebook (clicando aqui), ache o Kueez e delete o app, clicando no “X”.

Confira a matéria completa AQUI