O Facebook lançou nesta semana um novo aplicativo de vídeos para competir com o Snapchat ou Whipclip. com o diferencial de adicionar um forte elemento colaborativo no aplicativo.

Chamado de Riff, o app permite que as pessoas criem vídeos curtos e então os compartilhem com seus amigos. Após alguém criar um vídeo no Riff, os amigos dessa pessoa no Facebook podem adicionar ao vídeo com um vídeo próprio. A partir daí, os amigos dos amigos podem fazer o mesmo, e por aí vai. Isso tem o potencial de dar um efeito comunitário ao vídeo, parecido com a função Our Stories no Snapchat, que permite às pessoas assistir vídeos feitos por outras durante um evento ou um determinado período de tempo.

Mas, ao abrir cada vídeo do Riff para os amigos das pessoas, o Facebook espera que os clipes tomem caminhos inesperados, e talvez até se tornem virais.

Não sabemos para que o Riff vai servir, e nosso palpite é que vamos aprender com os melhores da comunidade”, afirmou o gerente de produtos do Facebook, Josh Miller.

Após entrar no app pela primeira vez, o app exige que os usuários façam login com o Facebook. Para criar um vídeo, o usuário assinala um tópico, como #munchies ou #speechless. Então, após criar o vídeo, o app dá ao usuário a opção de compartilhá-lo no Facebook para que seus amigos possam ver no feed de notícias. O app também vai aparecer no próprio app, e os amigos do usuário no Facebook que tiverem o aplicativo serão notificados quando o usuário tiver iniciado um vídeo. Uma vez que um amigo adicionar um clipe ao vídeo, os amigos dele poderão ver o vídeo e então adicionar outro clipe.

Cada clipe individual pode ter até 20 segundos, mas não há um limite definido para o vídeo combinado, segundo o Facebook.

O Riff foi liberado nesta quarta-feira, 1º de abril, para os usuários de aparelhos iOS e Android.

Fonte: IDG Now