Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

Nesta quarta-feira (8) o Google divulgou o lançamento de novos emojis para os aparelhos Android, que focam em diversidade e acessibilidade.

Os emojis fazem parte da versão beta do Android Q. A atualização está disponível para todos os celulares Google Pixel e outros 15 aparelhos de fabricantes.

Ao todo são 230 novos emojis,  que trazem também figurinhas para ilustrar pessoas com deficiência, casais inter-raciais e desenhos sem gênero específico, adaptando 53 ilustrações humanas de homem e mulher para oferecer uma terceira opção de gênero. Figuras como vampiro, zumbi, fada e outros ganharam uma nova versão para quem deseja não definir seu sexo.

Por exemplo, o vampiro não-binário (ilustrado na segunda coluna da figura abaixo) usa uma corrente no pescoço, em vez de uma gravata borboleta ou colar. Já a figura de sereia aparece de braços cruzados, diferente da edição feminina de top, e da masculina com o tridente.

Em entrevista, a designer do Google Jennifer Daniel não esclareceu que a proposta da nova carinha é trazer inclusão, e reconhecer o gênero como um espectro, de forma que a figura pode ser masculina, feminina ou outra identidade de gênero, não necessariamente chamando os personagem de não-binário, assexuados ou unissex.

E aí, o que você achou dos novos emojis?