Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

O Facebook bem que tentou comprar o Snapchat, mas não teve sucesso, então já que não podem compra-lo , o próximo passo é enfrenta-los. Pensando nisso, o escolhido para bater de frente com a rede social foi o Instagram, rede social de fotos e vídeos do Facebook.

Na manhã desta terça-feira (2) foi anunciado que o aplicativo passará a ter uma nova função nas próximas semanas, o Instagram Stories, ou simplesmente “Histórias”, recurso semelhante a conhecida função “Minhas Histórias”, do Snap. Na nova função será possível enviar vídeos e fotos personalizadas com desenhos e stickers e suas mensagens terão vida útil de apenas 24 horas, assim como no concorrente.

Segundo o comunicado, o recurso deve chegar aos aparelhos Android e iPhone (iOS) nas próximas semanas, embora já esteja disponível para algumas contas nos EUA.

Nós tivemos acesso a nova funcionalidade, e ela será bem simples de ser utilizada. Será assim:

  • Uma nova área no topo do seu feed de notícias vai passar a apresentar as publicações de seus amigos e contas favoritas, sim você pode favoritar uma conta para poder ve-la primeiro, assim como no Facebook;
  • Quando alguém publicar uma nova “história”, a foto do perfil terá um anal colorido ao redor da imagem;
  • Você não poderá curtir ou publicar comentários nas publicações, afinal elas são temporárias. Assim como no Snap, você só poderá enviar mensagem direta a pessoa;
  • Você terá um filtro a mais de privacidade no modo “História”, além do já conhecido conta pública ou privada. Se sua conta for pública, você poderá bloquear algumas pessoas de ver suas publicações, sem que esta deixe de segui-lo.

Fizemos um vídeo tutorial abaixo, que mostra um pouco das novas funções. Confere aí: