A internet é um mundo vasto cheio de lugares para desbravar. O mais mágico é que ela pode servir para você se aperfeiçoar como pessoa e profissionalmente. Há um sem fim de sites e plataformas que proporcionam aprendizado para quem se dispõe a estudar online. Se você se considera uma pessoa autodidata, confira alguns sites selecionados pelo Geekness que são feitos para você.

Duolingo

Duolingo é uma das ideias mais geniais e revolucionárias de toda a internet, pois não há quem não queira aprender ou se aperfeiçoar em um novo idioma; e o Duolingo possibilita isso gratuitamente. Em menos de dois minutos, a plataforma oferece a chance de aprender um novo dialeto de forma correta traduzindo, ouvindo e repetindo lições. O sistema funciona como uma espécie de game e o usuário aprende ao mesmo tempo em que joga e aumenta de nível.

A página oferece textos da internet para serem traduzidos e as respostas são corrigidas e comparadas com as de outros usuários. O criador da plataforma, Luis Von Ahn, garante que com mais de 100 horas de utilização já é possível adquirir um nível intermediário no idioma pretendido. Cerca de 34 horas de uso do Duolingo equivalem a um semestre completo de aulas durante um curso em uma universidade. O que você está esperando?

Lumosity

Lumosity é um serviço online que oferece jogos para melhorar as funções cognitivas do cérebro. A ideia é trabalhar tudo o que se refere a atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação e linguagem.

Todo baseado em flash, os jogos do sistema são simples e divididos nas seguintes categorias: resolução de problemas, velocidade, memória, atenção e flexibilidade.

É preciso fazer um cadastro e responder a um pequeno questionário para que o site prepare um treinamento personalizado para você. Os resultados do Luminosity são medidos a partir de testes de desempenho cerebrais. Depois de várias semanas de treinamento, cada pessoa é testada novamente para determinar o quanto o Luminosity melhorou a sua função cognitiva.

Geekie

Vai prestar o ENEM e gostaria de se sair bem na prova? A Geekie é a solução para os seus problemas. Criada para se adaptar ao usuário, e que com o lema de que “duas pessoas não aprendem da mesma maneira”, o serviço leva em consideração o perfil de cada um e adapta o conteúdo à maneira como ele aprende.

A plataforma permite que professores, escolas e secretarias de educação tenham acesso ao desempenho dos seus estudantes e possam entender quais são as principais dificuldades de seus alunos.

Confira o restante das dicas no Geekness.