Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

Sony anunciou que o PlayStation 5, próximo console de games da companhia, chegará para as lojas no final de 2020. Segundo a publicação no blog oficial da PlayStation pelo presidente Jim Ryan, o produto começará a ser comercializado entre as festas de fim de ano.

Para a revista Wired, dos Estados Unidos, a empresa informou que o novo dispositivo terá gatilhos (botões superiores do controle) que poderão transmitir uma maior sensibilidade para o jogador. Será mais fácil distinguir, pelo toque, um arco e flecha de uma metralhadora – e um retorno háptico, que aprimora o tato e apresenta sensações mais realistas para o usuário. Em vez de ter apenas um padrão de vibração, o controle terá vários.

Além das mudanças nos gatilhos, a Sony promete um novo controle para o PlayStation 5.  No entanto, a empresa ainda não revelou imagens que mostram como ele será.

O PS5 tem configuração semelhante ao console da concorrente Microsoft, com CPU baseado na linha Ryzen da AMD e uma GPU baseada em sua família Navi. Mais informações sobre o console foram divulgadas no site Wired, que publicou uma entrevista com Ryan e o arquiteto de sistemas Mark Cerny. O novo videogame vai trazer as informações de fases atuais do jogos já na interface inicial. Não será preciso abrir o game para saber o que precisa fazer nos jogos.

As unidades de armazenamento também foram alteradas. Ao invés de instalar o jogo por completo, o usuário poderá escolher em baixar somente a campanha multiplayer e deixar a campanha normal para outro jogador, e mesmo que opte pela instalação completa, será possível apagar parte do jogo depois.

Por enquanto, essas são as principais informações divulgadas pela Sony. De acordo com Ryan, mais detalhes sobre o PlayStation 5 serão divulgados nos próximos meses.