Tempo Estimado de Leitura: 3 minutos

Cravos e espinhas são vilãs, especialmente, das adolescentes. Além delas, os odores corporais se intensificam devido aos hormônios. É nessa fase também que se tem que iniciar diferentes cuidados com a pele, incluindo o uso de protetor solar diariamente para evitar o envelhecimento precoce. Saiba mais!

Como cuidar da pele na adolescência

O corpo muda e o humor está sempre alterado, porém, isso pode contribuir para que a pele fique “sem vida”. Ao se tratar da pele na adolescência, o que vem à nossa mente são as temidas espinhas e os cravos.

Porém, com o desenvolvimento do corpo, outros problemas acabam surgindo como odores, celulite e estrias. Hoje vamos falar sobre os cuidados com a pele do rosto, já que é o que mais muda nessa fase. Veja!

  1. Lavar o rosto

Você deve lavar o rosto com água sempre que possível. Uma vez ao dia, lave o rosto com um gel anti-bacteriano para eliminar o excesso de pele morta e resíduos. Na dúvida sobre qual produto usar, procure ajuda do seu médico dermatologista.

  1. Tonificar a pele

Assim que efetuar a limpeza facial, você deve usar o tônico para retirar qualquer resíduo que ainda se encontra na pele. Saiba que o papel do tônico é de dissolver o óleo em excesso localizado nos poros, de forma a prevenir que cravos e espinhas apareçam.

  1. Hidratar a cútis

A primeira coisa a se considerar é usar um hidratante ideal ao seu tipo de pele. Saiba que o hidratante tem a função de oferecer proteção a cútis, contra influências externas, deixando-a com aparência saudável e radiante. Além disso, ajuda a contribuir contra o envelhecimento precoce.

  1. Cuidados semanais

É importante ter o hábito de limpar o rosto semanalmente, utilizando uma esponja suave. Ela remove todo o excesso de impurezas, reduz o brilho da pele e ainda remove as peles mortas, permitindo que a sua pele respire.

Não se esqueça de usar também uma máscara nutritiva para suavizar a sua pele irritada, hidratando-a de forma que ela precisa. O mercado oferece adesivos que removem os cravos e você pode investir no uso deles, especialmente nos poros da zona T, deixando-os sempre limpos.

E mais! É essencial saber que a melhor hidratação da pele ocorre de dentro para fora. Portanto, invista em uma alimentação saudável e beba água. Além de obter uma pele saudável e hidratada, a boa alimentação e hidratação contribuem contra o envelhecimento precoce. Sem contar que ambos são fundamentais para garantir a boa saúde do corpo todo.

Você também poderá curtir:

Dicas extras sobre os cuidados com a pele

Conheça agora algumas dicas práticas para você que tem o dia a dia bastante corrido:

cuidados pele adolescencia - lenco umedecido

Lenço umedecido

Tenha o hábito de limpar a pele de manhã e a noite, mas ao longo do dia, remova o excesso de oleosidade com as toalhinhas faciais umedecidas. Além dos vários benefícios dos lenços umedecidos, eles também têm a função de limpar a pele, sem irritá-la.

Evite água quente

Água quente é uma grande vilã, deixando a pele oleosa, já que estimula a produção de óleo por meio das glândulas sebáceas.

Use produtos indicados

Nunca utilize um determinado produto em sua pele só porque uma amiga usou. Lembre-se que cada um tem um tipo de pele diferente e o mercado disponibiliza de várias opções, na dúvida, lembre-se de se consultar com seu dermatologista.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site PlanodeSaude.net.

Fontes: Gazeta do Povo e Gazeta Online.