Os pais se preocupam com a saúde bucal dos seus filhos desde a infância. Entretanto, quando eles começam a crescer e ganhar independência, já não dá mais para certificar-se de que todos os cuidados com a higiene estão sendo tomados.

Ainda assim, essa é uma idade em que os adolescentes já possuem a consciência de como é importante manter a higiene bucal e como pode influenciar diretamente em todo o seu convívio social.

A consciência da importância da saúde bucal é algo que vem desde a infância e é essencial que os pais deem isso aos filhos logo no início de suas vidas. Como tudo, estar saudável impacta diretamente em diferentes áreas da vida e, mais do que isso, na autoestima e no bem-estar pessoal.

  1. Vá ao dentista

A verdade é que o dentista deve ser visitado a partir do momento que os primeiros dentes começarem a nascer. Essa é a maneira mais eficiente de garantir que os filhos tenham  uma boca saudável, ou seja, livre de desconfortos, de dores e de doenças.

Ainda assim, muitas pessoas apenas levam os filhos quando percebem algum problema. Seja por conta das cáries nos dentes (de leite ou não) devido à má higienização ou então pelos dentes tortos, apinhamento ou diastema.

Se tornando frequentes desde o início da vida, seja através de um plano odontológico barato ou particular, as visitas ao dentista podem evitar que possíveis problemas venham a acontecer.

Entretanto, é necessário, em alguns tratamentos, que a pessoa seja mais velha e esteja entre a adolescência e a fase adulta, como é o caso do clareamento dental ou da extração do siso. De qualquer forma, é importante ter um acompanhamento odontológico para que todas as avaliações sejam feitas, assim como o procedimento.

  1. Tenha um kit de higiene bucal na mochila

Todos ouvimos desde pequenos, seja dos pais ou do próprio dentista, a importância de escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e de passar o fio dental diariamente. Entretanto, isso pode ser facilmente deixado de lado durante a adolescência.

As escovações para que a limpeza seja mais eficiente devem ser realizadas logo após as principais refeições, ou seja: café da manhã, almoço e janta. Ainda assim, muitas vezes essas alimentações não são feitas em casa.

Independente do motivo: escola, cursinho, trabalho. É essencial ter um kit de higiene bucal em sua bolsa ou mochila para que isso não seja desculpa para não realizar a higienização da maneira que deveria.

Ter itens simples na bolsa, como a escova de dentes com cerdas macias para não danificar o esmalte dentário, creme dental com flúor para dar maior proteção aos dentes e o fio dental já é o essencial para manter a sua boca saudável.

A escovação diária, assim como passar o fio dental, é importante por garantir toda a remoção da placa bacteriana, junto às limpezas realizadas pelo dentista durante as consultas. Dessa maneira, é possível evitar que problemas mais graves ocorram, como as cáries, restauração dente e doenças gengivais.

  1. Atente-se a alimentação

Pode ser uma tarefa muito difícil para os adolescentes se preocuparem com sua alimentação, ingerindo um alto número de alimentos industrializados que não trazem os nutrientes necessários, além de terem um alto alto teor de açúcar.

O açúcar, assim como os carboidratos ricos em amido são prejudiciais à saúde bucal. Isso ocorre por conta das substâncias ácidas que as bactérias existentes na boca liberam quando entram em contato com esses alimentos, causando a desmineralização dos dentes e, consequentemente, as cáries.

Além disso, alimentos muito pigmentados, quando consumidos em excesso, podem manchar os dentes, sendo muitas vezes necessário um clareamento dental para amenizar os seus efeitos e deixar o seu sorriso perfeito, garantindo uma maior autoestima. Esses alimentos e bebidas são:

  • Café;
  • Chocolate;
  • Açaí;
  • Refrigerante.

Da mesma forma, as bebidas gaseificadas, como água com gás e refrigerantes ajudam a causar uma maior deterioração do esmalte dentário, fazendo com que a cor naturalmente amarelada se torne mais aparente.

  1. Invista em procedimentos odontológicos

A odontologia tem avançado muito em seus tratamentos e procedimentos, sendo possível encontrar alguns com valor baixo e, ainda assim, grandes efeitos para garantir um sorriso bonito.

Confirme com o seu dentista, que pode ser facilmente encontrado através do marketing digital na odontologia, sobre quais procedimentos você já pode realizar para que as suas questões estéticas sejam aperfeiçoadas, além de garantir uma boca saudável.

Tratamento ortodôntico

O uso de aparelhos ortodônticos têm sido cada vez mais comum e traz grandes benefícios para aqueles que o utilizam, principalmente durante a infância e a adolescência por terem maior eficiência durante essas fases da vida.

O aparelho odontológico pode ser usado para solucionar diferentes questões, desde o apinhamento dos dentes, ou seja, quando eles se sobrepõem, tornando a higienização mais difícil, assim como o diastema, quando há muito espaço entre os dentes, dificultando a mastigação e até mesmo a respiração do indivíduo.

O importante é fazer as consultas e os retornos conforme solicitado pelo dentista, assim como realizar todas as indicações feitas pelo profissional para garantir maior eficiência durante o tratamento.

Clareamento dental

O clareamento dental é, normalmente, realizado por adultos, por ser uma consequência do uso de substâncias e de ingerir alimentos altamente pigmentados por anos.

Ainda assim, é possível que o clareamento dental seja realizado por adolescentes, desde que tenha autorização dos pais e que seja feita uma consulta avaliativa com o profissional, garantindo que esse seja o procedimento mais adequado para a situação.

Essas são todas as maneiras simples de garantir um sorriso mais bonito, além de dar ao adolescente, nesta fase tão complicada da vida, a autoestima necessária para passar pelos problemas de maneira saudável.