Tempo Estimado de Leitura: 5 minutos

A adolescência é uma época de experimentação e autoconhecimento, de viagens por estrada e degustação de álcool e corridas ao McDonalds. A adolescência é momento para os primeiros beijos e brigas idiotas, momento para fazer Stories e postagens nas redes sociais que você vai se envergonhar daqui a dez anos.

Mas há coisas que você deve fazer agora mais do que nunca, coisas que você vai se arrepender de não fazer, coisas que você vai querer fazer mais … Vamos lá!?!

1. Tire mais fotos

Tire suas Fotos

Tire fotos despretensiosas em uma noite fora quando o cabelo está uma bagunça e seu rosto está todo suado. Tire fotos sem maquiagem, quando você está pendurado de cabeça para baixo na cama do seu amigo, usando aquele pijamas de bolinhas. Tire fotos das quais você não tem orgulho. Tire fotos com os namorados que você só terá por algumas semanas. Tire fotos do cotidiano.

Mas não precisa se expor também. você não precisa publicar estas fotos no seu Insta. Apenas salve-os para relembrar um dia.

2. Não publique, imprima suas fotos

Publique suas fotos

Quando foi a última vez que você imprimiu suas fotos? Quantas foram as fotos legais que você perdeu nos celulares velhos ou roubados (aliás, já fez backup das suas fotos hoje?)? Vá para a lanhouse, para o hipermercado e imprima suas fotos e coloque-as em álbuns ou um mural de fotos (aprenda a fazer o seu mural de fotos nesta matéria). Cubra seus livros com adesivos e desenhos ruins e mensagens de amigos.

3. Apaixone-se por algo

Ame algo

Deixe-se apaixonar por algo ou alguem. Apaixone-se por um rosto, um corpo, uma alma. Segure as mãos, beije os lábios e descubra você e o outro. Apaixone-se por uma culinária – aquele “X-Bactéria” na saída da escola ou um delicioso sorvete em um sábado com os amigos.

Apaixone-se por uma banda. Descubra em que ano seus álbuns foram lançados e quem escreveu cada música. Você sabia que há muita música boa lançada na década ou no século passado? Apaixone-se por um esporte, que tal andar de patins, de skate, ou simplesmente torcer para o seu time preferido?

4. Leia mais

Leia um livro

Leia mais livros. Certifique-se de que tenham cheiro de velho e mofado. Mergulhe na sua cama e enterre seu nariz em mundos de fantasia que falam de amor e perdão. Aprenda com os personagens e escape de um mundo que muitas vezes deixa você ansioso, louco e triste. Certifique-se de desligar o telefone para não se distrair.

5. Ganhe seu próprio dinheiro

Ganhe seu próprio dinheiro

Ganhe e economize seu próprio dinheiro para compre algo estúpido, sem que ninguém se entrometa. Compre o seu próprio telefone de hambúrguer que seus pais acham que é estúpido, ou aquele tênis do momento, mas como é seu dinheiro, você pode fazer o que quiser. Tenha alegria em trabalhar duro para isso. E se você não trabalha, que tal guardar parte da sua mesada para isso?!?

6. Seja pego

Seja Pego

Quando somos jovens, estamos com muito medo de sermos pegos – de cabular as aulas, sair sorrateiramente ou ter uma bochecha atrevida. Estamos com medo de falhar em um exame ou de conversar em sala de aula. As regras existem e fazem sentido, mas uma obsessão pela perfeição pode ser mais prejudicial do que quebrar as regras às vezes. Faça coisas que lhe darão uma boa história, algo para se rir daqui há alguns anos. Ninguém se lembra de uma boa noite de sono.

7. Mantenha um diário

Escreva um diário

Escreva sobre aquela briga com a BFF, e como isso faz você se sentir. Quais inseguranças você tem? O que te deixa frustrado na escola? O crush que não te nota!! Aprenda a refletir sobre si mesmo e os momentos que te deixam pra baixo e por quê. Reflita sobre os momentos que fizeram você feliz – como o cheiro de chuva em concreto quente, ou aquele olhar de volta que o crush te deu. Não censure suas ideias, apenas escreva.

8. Saia do seu maldito telefone

Largue seu telefone

Nós gastamos horas e horas em nossos telefones. As próximas três pessoas a enviarem um texto para você: peça milkshakes ou uma caminhada no parque. Seus olhos estão se transformando em quadrados, em zeros e uns. Seu cérebro está ficando mais animado com likes e comentários do que com as ondas quebrando na praia e as árvores sussurrando nos ventos. Vá para fora. Saia com amigos e converse sobre coisas que realmente importam.

9. Seja grato

Seja grato pelo que você fez com sua vida até agora. Seja grato por seus amigos. Pelos amor que seus pais tem com você. Olhe para o seu futuro e reconheça sua confusão. Fique tranqüilo sabendo que o ciclone da vida irá sempre pegar coisas ruins e jogá-las em outro lugar, e que a tempestade está apenas começando. Aqui é a nossa adolescência.

Fonte: Year 13