Chegou a estação mais fria do ano e com ela, devido à baixa umidade do ar e vento gelado e seco, ocorrem algumas mudanças no nosso corpo, principalmente na pele e no cabelo que merecem cuidados redobrados. Além das baixas temperaturas, temos o hábito de tomar banhos mais quentes e demorados neste período, o que também ajuda a reforçar o processo de ressecamento da superfície da pele. Enquanto os fios dos cabelos, por sua vez, tendem a ficar arrepiados, opacos e enfraquecidos.

É importante tomar banhos mais rápidos e com temperaturas mais mornas, não abusando do uso de sabonetes ou buchas”, afirma Adriana Teixeira, coordenadora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi. “Não se pode esquecer também de diariamente usar hidratante para evitar a perda excessiva de água da pele“, reforça. Já para os cabelos a orientação da professora é utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo, além de fazer hidratação.

Cuidados com a pele

No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, tornando importante o uso de mais hidratantes específicos para proteger a pele, sabonetes mais suaves e cremes com maior poder de lubrificação e proteção.

Os mais indicados são os hidratantes que incluem na sua composição manteiga de karité, ureia, leite de aveia, óleo de semente de uva, entre outros compostos que permitem uma ação umectante e emoliente para a pele.

Cuidados com os cabelos 

Comum durante a estação é o aumento no uso do secador. Mas se secar os cabelos for inevitável, o melhor é usar um bom leave-in, que protege do ar quente do secador. É normal haver também um aumento na queda, mas não por causa do frio, e sim porque a cabeça é lavada com menos frequência.

Quanto menos a cabeça é higienizada, mais fios tendem a cair. Caso a queda seja maior do que 70 ou 100 fios/dia, o ideal é procurar um dermatologista e consultar um profissional de terapia capilar para tirar suas dúvidas.

Para tratar adequadamente os cabelos no inverno os produtos devem ter ativos como:

  • Proteína hidrolisada da aveia, que possui efeito umectante e emoliente;
  • Lipocolágeno, que promove condicionamento aos fios e protege a cutícula dos cabelos;
  • Aminoácidos e Peptídeos de Amêndoas, que promovem a organização molecular da fibra dos cabelos e formam um filme que protege e dá resistência aos fios dos cabelos;
  • Glicoceramidas, que evitam a quebra dos cabelos.

Mais que utilizar bons produtos no inverno é importante saber que beber bastante água e comer frutas e verduras sempre ajuda. Alimentos ricos em ômega 3, como os peixes, têm o poder de suavizar o ressecamento da pele, e vitaminas como A e E, encontradas em algumas hortaliças e frutas, são ótimas soluções para pele seca já escamada.

Confira agora setes regrinhas básicas para manter o cabelo impecável no inverno:

)Jamais usar água quente para lavar o cabelo:pode parecer difícil, mas por mais frio que esteja, a temperatura ideal para lavar o cabelo é fria ou morna. “O certo é lavar couro cabeludo e os cabelos evitando a água muito quente. Isso ameniza o excesso de escamação no couro cabeludoe a oleosidade”, ensina o hairstylis do Monde K.

Dica:use o seu cabeleireiro,pois nos salões o frio é amenizado e água fica em uma temperatura agradável para o cabelo e couro cabeludo.

2ª) Uso de protetores térmicos: nessa época o efeito de escovas e chapinhas costumam durar mais. Por isso, é comum as mulheres usarem mais materiais térmicos, expondo os fios a temperaturas muito altas. Portanto,é indispensável o uso de protetores térmicos, para moderar a sensibilidade dos fios a ferramentas térmicas (secadores, pranchas, modeladores de cachos e afins).

)Uso de óleos e loções:é muito comum nessa época do ano também as pessoas adotarem o uso de toucas, gorros, echarpes, lenços, cachecóis na criação do look do dia. Devido o atrito do cabelo com as fibras dos tecidos, cria-se uma sensação de aspereza nos fios. Por isso, outro produto que deve passar a fazer parte do dia a dia são os óleos e loções para desembaraço dos fios. “O uso desses produtos ajudam a tirar aquela sensação de volume e toque áspero do cabelo”, afirma Wagner.

4ª) Xampus secos: para quem sofre com a oleosidade dos fios o uso de xampus secos é umgrande auxílio nesse sentido. Eles evitam que seja necessário lavar o cabelo todos os dias, para eliminaraquela sensação de oleosidade da raiz. Eles amenizamos odores dos fios e tiram o brilho excessivo próximo a raiz.

5ª)Jamais esfregue o couro cabeludo: no inverno é mais comum que as pessoas esfreguem os fios na toalha com fricções muito forte para tirar o frio causado pelo cabelo molhado. Porém, esse hábito é prejudicial, pois a sensibilidade na cutícula da fibra capilar.

6ª) Cuidados com a alimentação:indiferente à época do ano, os cabelos precisam receber os nutrientes essenciais, assim como o corpo, para brilhar e ter força. Por isso, cuidar da alimentação é sempre indispensável, ingerir alimentos que possuam vitaminas e bastante líquido é fundamental para manter um cabelo saudável.

7ª)Escurecer os fios: a sétima regrinha é mais uma dica para quem está querendo escurecer o cabelo. Para o hairstylist Wagner Nascimento, essa é a melhor época do ano para fazer isso, pois, no inverno, a tendência de adaptarnuances escuras é maior. “Quem está há tempos querendo escurecer os fios esse é o momento certo, sem sombra de dúvida. É hora de tomar coragem, jogar-se e encarar a transformação!”,completa Wagner.

Os cuidados para um cabelo sempre bonito devem ser sempre, independentes do clima, tratar, nutrir e proteger os fios, algo que se deve ter em mente no dia a dia. Não há nada melhor que, em qualquer estação do ano estarmos na companhia de quem gostamos e, sempre, com um cabelo bem cuidado. Isso e algo que agrada nossas companhias e levanta nossa própria autoestima.

DEIXE SEU COMENTÁRIO