Sendo um objeto muito procurado, tanto por homens quanto por mulheres, os óculos de sol inicialmente tinham o objetivo único de proteger os olhos. Porém hoje ele também é um acessório da moda.

Mas, é importante saber que, ao escolher o melhor modelo, você deve focar em qualidade e não apenas na beleza. Isso porque os fortes raios solares podem afetar nossos olhos, que são sensíveis à claridade. Então, usar um modelo qualquer pode comprometer a saúde ocular.

Saiba aqui como escolher o melhor óculos de sol, que combine com você e não prejudique seus olhos!

O que considerar ao escolher o óculos de sol?

Investir em um óculos de qualidade é fundamental, pois seu principal objetivo é de oferecer proteção aos olhos. A boa notícia é que existem muitos modelos disponíveis no mercado para dar aquele toque final nos looks do dia a dia, para você que quer sempre arrasar.

Confira abaixo, como escolher o melhor óculos de sol!

  1. Dê maior importância a qualidade

Os óculos de sol têm como objetivo, e são propriamente feitos, para proteger seus olhos. A exposição excessiva à radiação UV (Ultra Violeta) pode causar uma série de problemas, como cataratas, queimaduras, entre outros problemas mais graves.

Na hora de comprar um modelo, pergunte ao vendedor sobre a qualidade das lentes e peça sua garantia para ter direito a troca, caso note algum defeito no decorrer nos dias.

  1. Formatos

Existem diversas formas e tamanhos de óculos, tanto para as armações, como também para as lentes do acessório. Com uma grande diversidade de modelos, sempre existe aquele que combina mais com o formato de nosso rosto. Por isso, procure experimentar e então escolha o que mais lhe agradar.

  1. Tamanhos

Existe ainda a diversidade dos tamanhos. Além dos modelos padrão, existem os pequenos com lentes redondas, quadradas, formato de corações, entre outros. Enfim, um universo de opções, as quais existem também em tamanhos maiores.

  1. Lentes

As cores das lentes também são importantes, cores com tons de marrom e castanho, são indicados para míopes, e pessoas com mais de 60 anos, pois ajudam a prevenir e também a amenizar a catarata. Cores como azul e cinza são indicados para pessoas com astigmatismo, pois reduzem o brilho. Também são ideais para quem usa computador diariamente, pois reduz os tons mais brilhantes da tela, os quais podem ser prejudiciais.

Como escolher o óculos ideal para seu tipo de rosto?

mulher de óculos escuro

Existe sim o óculos ideal para cada um, tanto em formato, cor das lentes e armação. Para escolher o que mais valoriza o seu rosto, leve em consideração o formato, bem como a cor do seu cabelo e também o que você quer expressar.

Veja aqui algumas dicas, conforme o tipo de rosto que você tem!

  1. Rosto redondo

Para valorizar mais esse tipo de rosto, o indicado é optar pelos modelos mais largos e com um tamanho menor. Deixe de lado os redondos e quadrados, pois desvalorizam e diminuem visualmente o rosto.

  1. Rosto quadrado

Caso você tenha um rosto quadrado, o indicado são as armações maiores. Os óculos redondos ajudam a valorizar os seus detalhes faciais.

  1. Rosto triangular

Para esse tipo de rosto, o ideal são os modelos padrões. Não muito grandes e também não muito pequenos. Pode ser um modelo mais arredondado, para valorizar a parte superior.

Então, gostou das dicas? Agora que você já sabe quais os óculos ideais para você, e os que valorizam o seu rosto, monte seu look e arrase.

formatos-rostos

Não se esqueça, a qualidade das lentes é sempre uma prioridade, afinal, são elas protegem os olhos, inclusive, da catarata. Mas, se você tem dúvidas sobre como escolher o melhor modelo para prevenir doenças, fale com o oftalmologista do seu convênio médico ou peça encaminhamento para um especialista pelo atendimento público.

Lembre-se de que esse acessório não é apenas um item de moda!

Por: Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net.