Para ter as melhores memórias de viagem, é preciso se atentar a alguns cuidados. Estes vão desde a preparação até o retorno para casa. Confira algumas ideias!

Não importa o destino e nem com que se viaja, o importante mesmo é curtir cada momento e trazer as melhores memórias de viagem. Mas para isso, você tem que ter um bom planejamento de viagem e se atentar a algumas questões, já no destino.

Para te ajudar a se sair bem e ter bons momentos para recordar, selecionamos algumas dicas. Veja!

Como ter uma viagem inesquecível?

Para fazer de determinado destino de viagem a melhor experiência e que vale a pena recordar a vida toda, é preciso se atentar a muitos detalhes. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas diferentes de tudo o que você já leu e que realmente funciona. Confira!

  1. Tenha um roteiro, mas não se apegue a ele

Você já sabe que antes de viajar, é importante pesquisar sobre o destino a ser visitado. Assim, é possível saber exatamente o que quer visitar e aproveitar por lá. Porém, não se apegue a um roteiro já preparado e deixe espaço para encaixar o inesperado. Vai que você esteja em determinado atrativo turístico e fica sabendo que pertinho dali, tem algo incrível para visitar. Então, dê espaço para fugir do óbvio!

  1. Faça um tour a pé

São muitos os atrativos que são melhor aproveitados quando você decide conhecê-los a pé. Isso porque você vai descobrir muitos detalhes por onde passar que, de carro, não teria como ver. Dependendo do destino que está visitando, considere também usar o transporte público e explorar bairros interessantes. Saiba que existem muitos lugares que não fazem parte do mapa turístico, mas deveriam. Não deixe de usar roupas confortáveis!

  1. Explore a cidade à noite

Após curtir um dia inteiro visitante os principais atrativos da cidade, com certeza você vai querer um banho relaxante e dormir até ao amanhecer. Porém, você pode perder coisas fascinantes e lugares únicos que só funcionam à noite. Separe um dia para curtir atrações menos radicais e cansativas, para aproveitar momentos que só são possíveis após anoitecer.

  1. Saboreie a gastronomia local

Você não precisa inclui-la em todas as suas refeições, mas aproveite ao máximo que puder. Provar pratos típicos é uma oportunidade incrível e você pode descobrir novos paladares. Para facilitar e não perder nada, pesquise antes de viajar sobre quais são os pratos típicos e lugares que os preparam.

  1. Não tenha planos por um dia

Se você vai passar alguns dias no destino de viagem, deixe um sem programação. Assim, você dá espaço para o inesperado e pode se surpreender, positivamente. Além disso, esses momentos não programados podem ser o que vão marcar a sua viagem, incrivelmente. Portanto, saia pela manhã para caminhar e deixe as coisas acontecerem.

  1. Aproveite para aprender com os locais

Aprimorar o idioma ou conhecer costumes diferentes, no caso de viagens nacionais, é muito gostoso. Você pode aproveitar os locais para te ajudar, pode ter certeza que eles vão adorar compartilhar seus conhecimentos. E não deixe de respeitar os costumes do lugar e para isso, pesquise antes sobre quais são para não fazer feio!

  1. Ouse mais e vença seus medos

Escolha uma das atividades que você jamais faria e supere os seus medos! Lembre-se de que, sendo seguro, você pode arriscar e experimentar sensações novas. Aos poucos você vai descobrir que pode ir muito além do que sempre fez e ter boas memórias da sua viagem. Então, saia da sua zona de conforto e descubra coisas novas!

Homem mergulhando

  1. Bônus

Prepare ao máximo a sua viagem para que tudo saia dentro do esperado. Então, considere:

  • Fazer um checklist.
  • Pesquisar sobre o destino.
  • Contratar um seguro de viagem.
  • Tirar cópias dos documentos e levar uma na mala e outra deixar com um familiar.
  • Não levar excesso na mala.
  • Checar suas reservas com quatro dias antes da viagem.

Lembre-se de que essas experiências você vai levar para a vida toda, então, aproveite ao máximo e tenha as melhores memórias de viagem!

Escrito por: Andreia Silveira, do site Smartia, estudante de Gestão de Turismo pela Uninter. Gestora de turismo pelo MTur e certificada em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.