Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

A primeira vez é igual para praticamente todos os meninos, é um momento de muita insegurança, e para Samson Bonkeabantu Brown, se barbear pela primeira vez não foi muito diferente. Mas no caso dele, este primeiro barbear se tornou ainda mais especial, pois foi transformado em um comercial para a Gillette.

O anúncio da Gillette começou a ser veículado na última quinta-feira (23/05) lá nos Estados Unidos, e mostra Samson, um artista transgênero de Toronto, barbeando-se pela primeira vez sob a orientação de seu pai.

Enquanto crescia, eu estava sempre tentando descobrir que tipo de homem eu queria me tornar e ainda estou tentando descobrir que tipo de homem eu quero ser”, diz Samson no comercial. Enquanto ele fala, ele está sentado ao lado de seu pai em um sofá. “Eu entrei em minha transição apenas querendo ser feliz“, continua ele. “Estou feliz que estou no ponto em que sou capaz de fazer a barba.

O vídeo, em seguida, corta para Samson em pé com seu pai, segurando uma navalha e fazendo um barbear simulado no padrão que seu pai lhe disse. Os dois sorriem juntos e, em seguida, o negócio real acontece. Samson tem creme de barbear no rosto e está molhando a navalha, antes de trazê-lo timidamente à sua cara.

“Não tenha medo”, seu pai o tranquiliza. “Fazer a barba é ter confiança.”

First Shave, the story of Samson | #MyBestSelf

Whenever, wherever, however it happens – your first shave is special.

Posted by Gillette on Thursday, May 23, 2019

Após a veiculação do comercial, o  protagonista fez uma análise da experiência em seu perfil pessoal do Facebook:

Eu gravei este anúncio para a Gillette e queria incluir o meu pai, que tem sido 1 dos maiores apoiadores ao longo da minha transição, incentivando-me a ser confiante e viver autenticamente como o meu melhor eu”. 

O jovem acredita que o anúncio irá incentivar e apoiar pessoas trans “com o conhecimento de que a nossa existência neste mundo pode ser preenchida com o amor”.

Este momento me impressionou durante as filmagens e novamente hoje vendo o anúncio desde que foi lançado. Estou ciente de quão abençoado eu sou de poder existir neste mundo sendo apoiado por minha família de maneiras que muitas vezes muitos dos minhas irmãos trans, irmãs e irmãos que existem fora do binário nem sempre são tão afortunados “, escreveu Samson. “Estou confiante de que este anúncio irá encorajar muitos dos meus irmãos trans e preenchê-los com o conhecimento de que nossa existência neste mundo pode ser preenchida com o amor e apoio que merecemos. Seja bom para si mesmo. Ame-se. E saiba que quando você saudar o mundo com amor, ele pode e vai amar você de volta, muitas vezes nos lugares que você menos espera.