Tempo Estimado de Leitura: 3 minutos

Fazer aquela maquiagem profissional em casa requer muito treino, não é mesmo? Porém, de nada adianta treino se você usa os pinceis errados! Exatamente, cada modelo de pincel de maquiagem serve para uma etapa e saber a finalidade e diferença entre os tipos pode garantir aquele efeito “uau” que todo mundo deseja na hora de se maquiar.

Para se maquiar com maior facilidade, é necessário investir nas ferramentas adequadas, que vão tornar o processo mais simples, rápido e prático“, garante Camilla Moraes, maquiadora consultora da Netfarma, maior farmácia online do país. “É claro que você pode continuar usando os dedos e algumas esponjinhas, mas verá que os pincéis são indispensáveis“, continua. Então, para conhecer cada modelo e finalidade, fique de olho nas dicas da consultora.

Guia do Pincel de Maquiagem

Pincel para base

Geralmente eles são arredondados, com cerdas achatadas e mais firmes. Ele pode ser usado tanto para aplicar a base compacta como a versão líquida. “Esse pincel deixa a pele mais mais uniforme, espalhando bem a base. Além disso, fica mais fácil controlar a quantidade de maquiagem“, esclarece.

Pincel para base líquida

O melhor para essa finalidade é o pincel “duo fiber”, chamado assim pois mistura cerda sintética e natural. O topo é cortado e ajuda a espalhar a base com firmeza e facilidade.

Pincel para pó

Esse é “gordinho”, cerdas volumosas e maleáveis. Eles são importantes para espalhar bem o pó, sem deixar acúmulos no nariz, testa ou queixo.

Pincel para blush

O melhor pincel para isso é o kabuki, de formato compacto e com cerdas volumosas. “Ele garante que o blush fique suave, sem exageros“, explica Camilla. Esse pincel também pode ser usado para aplicar pó facial. Se a ideia for destacar o topo das maçãs do rosto, use então um picel cor cerdas arredondadas. Para marcar bem o blush e afinar o rosto, use um pincel com cerdas chanfradas.

Pincel para sombra

Esse pincel tem formato redondo e as cerdas são curtas e macias. “Esse design se encaixa no côncavo das pálpebras superiores, garantindo uma aplicação perfeita“, explica a consultora da Netfarma. Portanto, para deixar a sombra uniforme e sem falhas, faça movimentos de vaivém.Esse pincel também pode ser usado para aplicar sombra na pálpebra móvel.

Pincel para delinear

O chanfrado é especial para delinear, seja na marcação de um blush definido ou para delinear os olhos. “Portanto, Basta molhar a pontinha dele no delineador em gel ou em uma sombra pastosa e fazer o traço, que sairá com muito mais firmeza.

Pincel para boca

Bem fininho, esse pincel tem cerdas longas e firmes que garantem precisão na hora de contornar os lábios. “Ele evita borrões e assimetrias. Ou seja, make impecável“, garante.

Dica extra: Além de armazená-los em uma necessarie limpa e arejada, é importante lavar os pinceis para que eles durem mais. Por isso, só lave os seus pinceis de maquiagem com sabonete ou xampu neutro e não passe condicionador ou qualquer tipo de amaciante. Depois seque-os com papel toalha e não os guarde até que a cerdas estejam bem sequinhas. “Não é necessário lavar após cada uso. O ideal é que eles sejam limpos de 15 em 15 dias“, conclui.