Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

Recentemente o mundo recebeu perplexo a notícia de que uma jovem mãe havia ficado paraplégica após usar os pincéis de maquiagem de uma amiga. Foi isso o que aconteceu com a australiana Jo Gilchrist, 27. Após usar o pincel de maquiagem de uma amiga, ela contraiu uma bactéria que a deixou na cadeira de rodas.

Trata-se do Staphulococcus Aureus (MRSA), um micro-organismo resistente ao antibiótico meticilina. Normalmente esse tipo de bactéria está presente na mucosa de pessoas saudáveis, mas às vezes, em pessoas com imunidade baixa como o  Jo, pode causar infecções graves.

Pois bem, lavar os pincéis de maquiagem regularmente não é uma prática comum entre as mulheres, mas deveria ser. O acúmulo e envelhecimento de produto nas cerdas podem ocasionar no surgimento de bactérias que são nocivas à saúde, além de diminuir a vida útil do pincel.

A maquiadora Renata Almeida, docente da Renata Almeida Escola de Maquiagem e proprietária do Centro de Beleza e Estética La Isla (SP) explica que muitas mulheres correm um alto risco de contaminação e não se dão conta.

Assim como os objetos de manicure, os utensílios de beleza também necessitam de uma correta higiene e assepsia. Fique atento às dicas da maquiadora e mantenha uma beleza saudável.

  •  É necessário que a higienização de pincéis e esponjas seja periódica, no máximo de 15 em 15 dias.
  • Para uma limpeza profunda, o melhor é usar xampu neutro e água corrente. Uma pequena quantidade de xampu é suficiente para limpar todos os resíduos agregados nas cerdas.
  • Após a limpeza, retirar o excesso de água e deixar secar a sombra, deitado na horizontal. Dessa forma não correrá o risco da água fluir para o cabo de madeira e danificar o produto.
  • É importante fazer a higiene diária com um produto antisséptico específico para pincéis. Dê duas borrifadas, massageie as cerdas em um pano limpo e espere secar.
  • Para uma higiene mais express a mulher pode utilizar soluções de limpeza que existem no mercado. Mas essas soluções são superficiais, não substituem o uso periódico do xampu neutro e da água.
  • Evitar o compartilhamento de pincéis e produtos de beleza entre amigas é outra maneira de conter a proliferação de bactérias e evitar doenças. O indicado é que os seus produtos de beleza sejam usados apenas por você.

A partilha inofensiva do pincel ou de um simples batom pode ser a porta de entrada para a contaminação da sua saúde. Fique atenta!

E atenção, somente os pincéis de cerdas naturais podem ser lavados com shampoo. Os de cerdas artificais – que geralmente encontramos em mercados e lojas de cosméticos, só podem ser lavados com produto específico. Um bom produto é o brush cleanser da  Catharine Hill é um dos produtos que garante a limpeza das cerdas  artificias e também das naturais. Seu preço esta na faixa dos R$ 40,00.