As temperaturas estão caindo, e as tendências de maquiagem para o Inverno 2017 já estão definidas. De acordo com especialistas, os próximos meses serão dominados por cores vibrantes, peles mais naturais e pálpebras e lábios cheios de brilho.

Para o maquiador e visagista Pablo Inisio, coordenador do curso de Make Up Design do Centro Europeu de Curitiba, uma das principais escolas de profissões da América Latina, diferente do ano passado, que consagrou os tons opacos e efeitos matte, 2017 será o ano da luminosidade. “Há uma inspiração muito forte nos anos 80, realçando as cores vivas, o brilho e o glitter daquela década, só que de uma maneira mais suave e discreta. A ideia é ousar com cuidado”, detalha o especialista.

Uma das principais apostas para o Inverno é a volta do gloss. O chamado efeito laqueado, que gera uma aparência molhada e vitrificada, está com tudo, não só nos lábios, mas também nas sombras. Para a boca, as cores mais indicadas são as variações de tons terrosos, já nos olhos a tendência é abusar dos verdes, azuis, cor-de-rosa e roxos. “Outra nuance bastante observada nas passarelas das semanas de moda durante o ano, são os delineados bem marcados em formatos mais grossos e ousados, e as sobrancelhas mais minimalistas”, comenta Inisio.

No rosto, a pele bastante marcada com contorno perde força e dá espaço a um aspecto mais natural, com acabamento acetinado e bem iluminado. “O segredo é usar a base certa. Nas peles mais secas o ideal é buscar a naturalidade com produtos cremosos.Com as peles mais oleosas a indicação é de bases de efeito matte que aliados a característica da pele, manterão o brilho sem extravagâncias”, completa o especialista.