<b>Tempo Estimado de Leitura: </b> 3 minutos </br>

Ter seu dinheiro é demais, não é mesmo? Muito ou pouco, só de pensar o que pode ser feito com ele já empolga, mas não vai sair gastando com coisa idiota. Caso sua escolha sejam alguns produtos de beleza para se livrar dos cravos e espinhas ou hidratar sua pele, não sai afoito atrás do Catalogo Eudora e comprando tudo.

Mas pode dar aquela conferidinha, claro. Antes disso, segue estes passos!

Tem muita opção

Adolescente com dinheiro é como um touro em uma loja de cerâmica. É claro que não dá certo. Por isso, antes que sua grana na carteira se torne apenas uma lembrança, já começa com o mantra:

“não vou gastar sem comparar, não vou gastar sem comparar”

E tem também o “vou fazer escolhas e não comprar tudo logo”, “vou fazer escolhas e não comprar tudo logo”.

Uma das tristezas de ser adulto é sempre ter que escolher algo e assim abrir mão de alguma coisa. A menos que você viaje para a Coreia do Sul e se torne o próximo astro do K-Pop.

Faz aquela cotação esperta

Sabe como você pode comprar três produtos em vez de quatro? Comprando tão bem nesses três que sobra dinheiro para um quarto. Agora sabe como você pode acabar sem nada em um mês mesmo tendo comprado algo? Fazendo uma escolha retardada e pagando caro por ela.

A internet tá ai para você comparar todos os produtos antes de ir para o caixa. Enquanto o pai e a mãe sofriam com ter que ir de loja em loja você pode comparar tudo sem sair do sofá. Com a ajuda de uma plataforma como a Portal Folhetos, por exemplo, você pode acessar os encartes de promoção da Eudora, a revista Natura, o catalogo da Boticário e mais.

Claro que tem muito produto diferente (falaremos mais disso abaixo), mas anota os produtos que você vai gostando em cada loja e pesquisando em outras. É assim que você acha os melhores preços, nem que tenha comprar três produtos em três lojas diferentes, por exemplo.

Ir nas lojas no shopping ou na rua também pode ajudar, já que você pode chegar na vendedora e dizer que na internet ou no concorrente está “tanto mais barato”. Todo tipo de promoção pode surgir disso. E outra: não tem frete, o que encarece bastante as compras online muitas vezes.

Tá difícil? Pede uma ajuda

É claro que você não vai manjar de tudo, seja os produtos, como fazer as compras, onde achar os melhores preços. Por isso pede aquela ajuda. Não importa se é amigo, irmã, mãe, avó ou o papagaio, se ajudar está bom porque é seu dinheiro que está na parada.

Conferir tutoriais na internet também pode ser de grande ajuda. O que não pode é ir na ignorância, comprar mal e depois se arrepender.

Alguém mais velho aqui é de grande ajuda, já que eles já passaram por esse mesmo estágio e compram produtos de beleza há anos. Eles vão manjar dos paranauês, qual que dá mais certo, o que está caro e o que está barato e tudo mais.