Começa hoje o verão, época em que as visitas à praia e à piscina aumentam e, com elas, a exposição do corpo. Muitas mulheres procuram o bronzeado perfeito durante a estação e lançam mão de produtos que aceleram o processo de tonalização da pele. Manter uma dieta equilibrada e incluir alimentos fotoprotetores podem ajudar a conquistar um tom dourado e uniforme, além de proteger e hidratar a pele dos danos causados pelo sol.

Ione Leandro, nutricionista responsável da ONODERA Estética, afirma que os alimentos agem como um protetor solar natural. Alimentos como cenoura, cacau, amêndoas, linhaça, laranja e maçã contam com nutrientes como betacaroteno, vitamina E, vitamina C, ômega-3, elastina e outras substâncias que aumentam a resistência ao sol, a elasticidade e a hidratação da pele, além de garantir um bronzeado mais saudável, uniforme e duradouro, explica. Alerta, ainda, que outros cuidados com a pele são fundamentais, como o uso do protetor solar, que deve ser aplicado a cada duas horas ou a cada banho e sudorese intensa. “A ingestão de alimentos fotoprotetores não exclui a utilização dos bloqueadores, indispensáveis no verão, que promete ser intenso esse ano.

Ainda que os efeitos da ingestão de alimentos demorem cerca de pelo menos 10 dias para serem notados, seus benefícios funcionais são duradouras e refletem na beleza da pele, Ione explica que nunca é tarde para inclui-los na dieta e indica uma receita de suco leve e saboroso que pode ser adotado durante todo o verão. Confira abaixo:

Suco Bronze Dourado

Ingredientes

  • 3 col. (sopa) de cenoura crua ralada
  • 1 col. (sopa) de beterraba ralada
  • ½ goiaba vermelha madura
  • ½ copo (100 ml) de suco de laranja ou tangerina
  • 1 copo (200 ml) de água de coco ou chá verde
  • 2 col. (sopa) de linhaça triturada estabilizada
  • 1 punhado de salsa
  • 1 punhado de folhas de hortelã

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se preferir, coe. Tome 2 a 3 vezes na semana durante 3 semanas antes da exposição ao sol. Não precisa adoçar.

Rendimento: 350 ml (1 porção)

Calorias: 170 kcal (1 porção)

Dica da nutri: “Prefira sempre a fruta ao invés