Tempo Estimado de Leitura: 2 minutos

Lavar o cabelo parece ser um ato simples, mas alguns cuidados são essenciais  para não desencadear outros problemas como ressecamento, opacidade ou oleosidade excessiva.. Confira as dicas do consultor técnico capilar da Lacan, Vagner Tavares.

1. O profissional começa alertando sobre a importância da temperatura da água. “Observar a temperatura da água é fundamental para não ressecar os fios, assim como evitar a produção excessiva de oleosidade. O ideal é ser bem pouquinho morna, quase fria. Isto evitará do cabelo ressecar e dará mais brilho. No caso de cabelos oleosos, também reduzirá a produção excessiva de gordura nos fios.”, esclarece Vagner.

2.  O próximo cuidado, com certeza é a aplicação do shampoo. Independente do comprimento, o certo é colocar o produto na palma da mão com um pouquinho de água, friccionar até ativar a espuma e, então, aplicar no couro cabeludo e madeixa molhada. Diluindo um pouquinho e ativando a espuma nas mãos, é possível distribuir melhor o produto no cabelo e, consequentemente, a remoção dos resíduos será melhor.

3.  Reaplicar o shampoo no cabelo só se estiver muito sujo, caso contrário será só desperdício de produto, água e energia elétrica.

4.   Seja para coçar ou na hora de lavar o couro cabeludo, use apenas a polpa dos dedos para não ferir.

5.  Não esfregue o cabelo durante a lavagem, apenas faça uma suave massagem para que a espuma envolva bem os fios.

6.  Deixe o shampoo nos cabelos por uns 2 ou 3 minutos para que a adstringência dos fios seja bem feita e a remoção dos resíduos também.

7. Enxágue bem os fios para retirar totalmente a espuma e resíduos.

8.  No cabelo já limpo, após enxaguar o shampoo, e tirar o excesso de água para o produto diluir menos. Então, aplicar uma máscara de tratamento. Lembrando que a máscara não substitui o uso do shampoo, ela deve ser usada de uma a 2 vezes por semana para nutrir, reconstruir ou hidratar.  Deixar agir pelo tempo indicado no rótulo e enxaguar bem.

9. Mesmo quando usar a Máscara Capilar, após enxaguar bem os fios, aplicar o condicionador que complementa os cuidados em tratamento cosmético e ainda sela a cutícula. Assim como a máscara, o condicionador deve ser aplicado somente da extensão dos fios até as pontas e totalmente removido dos cabelos. Jamais aplicar na raiz do cabelo. Enxáguar bem.

10. Consulte sempre um bom profissional para ele diagnosticar as necessidades dos cabelos e indicar os produtos mais adequados para o tratamento cosmético das madeixas no dia a dia e em cada período que o cabelo apresentar determinada alteração.

Encontre os melhores produtos para tratamento de cabelos, aqui.