Nesta semana milhões de pessoas se emocionaram com vídeo publicado pela youtuber Julia Tolezano no canal JoutJout Prazer, onde ela fala sobre a história do livro infantil “A parte que falta“. A comoção foi tanta que o livro chegou ao primeiro lugar na lista de mais vendidos da Amazon no Brasil.

Eu quero dar esse livro para todas pessoas que eu conheço“, diz Jout Jout na gravação, que tem menos de oito minutos. Em certo momento, ela interrompe a leitura porque está emocionada e chega a chorar.

Meu psicólogo, ele falava que eu tinha um problema com a falta. Porque sempre eu tinha um buraquinho que eu precisava tapar. Mas daí você não tapa os buraquinhos. Dito que você é um ser humano, você tem que saber lidar com as faltas. A vida é essa grande encheção de buraquinhos”, conta Jout Jout, toda emocionada no vídeo.

a-parte-que-falta

Em A Parte que Falta, o poeta, músico e ilustrador Shel Silverstein narra a trajetória de uma figura circular em busca de um pedaço que se encaixe perfeitamente nela. O “personagem” passeia apreciando a jornada, passa por situações difíceis e tenta encaixar em si diversas partes até encontrar aquela que acredita ser a ideal. Para Jout Jout, que chegou a chorar durante a leitura do livro, a obra é uma metáfora para a vida. Silverstein apresenta uma discussão sobre a busca da felicidade com uma linguagem simples.

No fim do vídeo, depois de ler “A parte que falta” na íntegra, Jout Jout comenta: “Não sei nem se é proibido isso… É proibido, que nem mostrar uma música inteira? Companhia das Letrinhas, eu espero que, sei lá, a galera compre o livro. Não sei se eu tô infringindo leis aqui, mas…

De acordo com a Companhia das Letras, em breve, deve chegar às livrarias a continuação da obra, A Parte que Falta Encontra o Grande O.

Procurada por GaúchaZH, a editora disse ainda que foi surpreendida com o vídeo de Jout Jout.

Foi uma ação totalmente espontânea da youtuber que evidencia o que a combinação de um bom livro e uma excelente comunicadora pode causar. Desde a publicação do livro no canal de Jout Jout no youtube, o vídeo já supera a marca de 1 milhão de visualizações. O livro está em primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Amazon e já foi solicitada pela editora uma reimpressão do título com o aumento dos pedidos em mais de cem vezes pelas livrarias“, disse a Companhia das Letras, em resposta por e-mail.

Assista ao vídeo abaixo, e se quiser comprar, você encontra o livro aqui na Amazon ou aqui na Livraria Cultura.