De Angela Davis e Simone De Beauvoir a Queen Latifah e Beyoncé, o livro conta a história de 60 mulheres que mudaram o mundo

Estamos vivendo novos tempos: a discussão sobre os direitos das mulheres não se concentra mais em grupos específicos e a luta feminista amplia seu debate na sociedade. Da violência contra a mulher à cultura do estupro, uma série de questões é tema de conversas frequentes na mídia e nas redes sociais. Mas como chegamos até aqui? Lute como uma Garota quer esclarecer essas questões, resgatando e apresentando a história de algumas das principais protagonistas do movimento feminista.

Das pioneiras do século XVIII às estrelas pop dos dias de hoje, passando por Frida Kahlo, Simone de Beauvoir, Oprah Winfrey e Madonna, Lute como uma Garota – 60 mulheres que mudaram o mundo, chega às livrarias brasileiras pela Cultrix, selo do Grupo Editorial Pensamento. A obra foi escrita por Laura Barcella, jornalista focada na cultura pop, assuntos relacionados às mulheres, saúde e bem-estar para conhecidas revistas e jornais norte-americanos como The New York Times, Vanity Fair e Rolling Stones.

A versão nacional do livro conta com uma parte inédita escrita por Fernanda Lopes, incluindo o perfil de 15 nomes essenciais da luta pelos direitos da mulher no Brasil. Clarice Lispector, Djamila Ribeiro, Chiquinha Gonzaga, Nísia Floresta e Maria da Penha são algumas das figuras brasileiras que têm sua trajetória retratada no livro, apresentando assim um pouco da história do feminismo no Brasil.

Com prefácio de Mary Del Priore e todo ilustrado por Summer Pierre e Carolina Mylius, Lute como uma Garota mostra a força das “mulheres que se atreveram a intelectualizar-se às custas de serem consideradas damas de pouca respeitabilidade”, nas palavras da jornalista Nana Queiroz, responsável pela apresentação da obra. O livro serve como guia para aqueles que querem conhecer as personalidades que foram pioneiras na luta pelos direitos das mulheres e que semearam as pequenas conquistas que vemos na sociedade atual.

Por meio de perfis biográficos, Laura Barcella e Fernanda Lopes apresentam uma galeria de feministas, assim como suas histórias de vida, auxiliando o público na compreensão do que foi e o que é o movimento até os dias de hoje.

Lute como uma GarotaLivro: Lute como uma Garota – 60 mulheres que mudaram o mundo
Autoras: Laura Barcella e Fernanda Lopes
Editora: Cultrix
Páginas: 368
Preço: R$45,00