Um dos fenômenos entre os lançamentos juvenis de 2017, “Um de nós está mentindo” foi best-seller do New York Times, indicado para o YALSA 2017 de melhor livro de ficção, além de indicado para o prêmio GoodReads de melhor ficção jovem-adulto do mesmo ano. O livro de estreia da autora Karen McManus, que chega às livrarias pela Galera no fim de fevereiro, é tanto um suspense bem amarrado que prende o leitor quanto uma trama que preza pelo desenvolvimento de bons personagens e conflitos juvenis.

A história começa na detenção da escola: cinco alunos são mandados para o castigo após a aula. Eles são alguns dos clássicos estereótipos de adolescentes de high school:  Bronwyn é a inteligente e perfeita, que nunca quebra as regras e já está com vaga certa numa ótima faculdade; Addy é a bonita, princesa do baile de primavera; Cooper é o atleta, astro do time de beisebol; Nate é o desajustado, em liberdade condicional por tráfico de drogas; e Simon é o rejeitado, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Mas, antes do fim do castigo, Simon está morto. E logo há duas descobertas: a primeira é que trata-se de um assassinato. E a segunda é que Simon publicaria, no dia seguinte, segredos bastante comprometedores de seus quatro amigos de detenção.

Em capítulos curtos, cada vez sob o ponto de vista de um dos quatro suspeitos, a autora vai mostrando aos poucos quem eles são de verdade, além dos estereótipos. Enquanto revela as camadas de cada personagem, Karen McManus vai gradativamente deixando mais difícil descobrir exatamente o que aconteceu durante a detenção naquele dia. Mais do que uma história de assassinato, a autora aprofunda uma série de temas, entre eles ciberbullying, sensacionalismo, relacionamentos abusivos e autoaceitação.

Respondendo a fãs no site Goodreads, a autora contou que sua inspiração original foi o filme “O clube dos cinco” – clássico dos anos 1980 dirigido por John Hughes – , mas com uma pegada criminal. “Sempre me interessei pelo conceito de diferentes tipos de pessoas sendo obrigadas a ficar juntas e interagir, e imaginei que adicionar um mistério deixaria a trama ainda mais interessante”, explicou McManus. “Um de nós está mentindo” também terá sua versão em formato audiovisual: o canal E! comprou os direitos e vai produzir uma série baseada na trama.

Veja algumas das análises que o livro recebeu de blogs especializados em literatura.

“A construção dos personagens foi impecável e com certeza, um dos maiores atrativos da história.”
Blog Mais que livros

“A estrutura do livro é muito boa, pois como seguimos fragmentos, é como ir montando um quebra-cabeças.  E a cada ponto ligado, vimos uma faceta de um personagem ou de uma situação que complica tudo ainda mais!”Blog Cheiro de livro

“Além de ser um thriller – dos bons, diga-se de passagem -, ‘Um de nós está mentindo’ é um inegável young adult. A atmosfera de high school, as questões típicas do coming of age e até mesmo o irresistível romance adolescente fazem parte da trama.” Blog Além do livro

UM DE NÓS ESTÁ MENTINDO
(One of us is lying)
KAREN MCMANUS 

Tradutor: André Gordirro
Páginas: 384
Preço: R$ 42,90
Editora: Galera | Grupo Editorial Record

Compre seu exemplar AQUI

DEIXE SEU COMENTÁRIO