A adolescência é uma fase de transformação e o corpo passa por muitas mudanças, inclusive no crescimento rápido. Com todas essas modificações, aumentam-se as necessidades de se ingerir nutrientes e energia. Mas quais são os nutrientes essenciais para uma adolescência saudável?

Por terem suas necessidades nutricionais elevadas nesse período, os adolescentes se tornam um grupo de risco nutricional. A primeira refeição do dia, por exemplo, não costuma ser bem aproveitada, comprometendo assim, suas necessidades de vitaminas diárias.

Além disso, eles costumam optar por lanches rápidos, o que pode acarretar no excesso de peso. Veja algumas opções de alimentos para suprir suas necessidades de ingestão de nutrientes essenciais e dentro dos padrões alimentares adequados!

Nutrientes Adolescentes Saudavel

Quais os nutrientes essenciais para uma adolescência saudável?

Por terem necessidades nutricionais diferenciadas de outras faixas etárias, os adolescentes necessitam de determinados tipos de alimentos. Confira aqui uma lista de nutrientes essenciais para uma adolescência saudável e saiba onde encontrá-los!

  1. Vitamina C

É muito importante para as pessoas de todas as idades. A vitamina ajuda muito na prevenção de doenças cardiovasculares, contém propriedades antioxidantes, aumentam a imunidade e ainda contribuem com a saúde ocular. É encontrada no limão, laranja, acerola, goiaba, pimentão, morango, brócolis e outros.

  1. Vitamina A

Ajuda muito para um crescimento saudável, bem como para reprodução e integridade imunológica. Pode ser encontrada na cenoura, mamão, abóbora, abacate, fígado, gema de ovo, óleo de peixes e outros.

  1. Ácido fólico

Sua ausência pode causar anemia, o que prejudica no desenvolvimento do adolescente, bem como em diferentes aspectos, como prática de esportes, estudos e outros. É encontrado nas folhas verdes, grãos integrais, frutos secos, abacate, feijão e vísceras de animais.

  1. Ferro

Ele contribui para um desenvolvimento saudável, especialmente na adolescência, que é uma fase de crescimento acelerado. O ferro pode ser encontrado na couve, feijão, carne vermelha, rúcula, castanha de caju, cereais integrais e outros.

  1. Ômega 3

Ajuda a melhorar a concentração e memória, contribuindo assim, com o aprendizado em geral. O ômega 3 é encontrado nos peixes de água salgada, como cavala, camarão, arenque e sardinha, bem como também em sementes e couve.

  1. Cálcio

Para que a formação óssea seja adequada, já que nessa fase as pessoas retêm mais cálcio, os adolescentes devem ingerir mais leite e seus derivados.

  1. Vitaminas do complexo B

Auxilia na comunicação dos neurônios, proporcionam energia e melhoram a memória. Ela está presente na carne vermelha, feijão, ovos, lentilha, aves, nozes, amêndoas, grão de bico e castanhas.

E mais! Os adolescentes podem contar com alimentos energéticos, ricos em gorduras e carboidratos. Eles são: pães, aveia, manteiga, azeite, abacate, entre outros. Além disso, é importante contar com o grupo de alimentos construtores, como grão de bico, lentilha, feijão, iogurte natural e outros.

Esses são alguns dos nutrientes mais importantes para uma adolescência saudável. Porém, é importante saber que indicamos o acompanhamento do médico responsável ou nutricionista para melhor avaliação das necessidades de cada adolescente.

Somente um profissional especializado poderá criar um cardápio com boa alimentação e dieta adequada, especialmente para quem pratica esportes, já que estes adolescentes devem incluir o consumo de alimentos específicos.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site PlanodeSaudeNota10.

 

 

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