Home - Papo Teen - Bem-Estar - Cuidado! Pesquisa aponta que 6 em cada 10 jovens não usam camisinha
Gravidez e Camisinha

Cuidado! Pesquisa aponta que 6 em cada 10 jovens não usam camisinha

Apesar da camisinha ser o método mais eficaz de evitar DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), os jovens nem sempre a utilizam. Uma pesquisa do Ministério da Saúde, inclusive, apontou um número preocupante. 6 em cada 10 adolescentes entre 15 e 19 anos não usaram o preservativo em alguma relação sexual no ano de 2016.

A opinião destes jovens, no entanto, é contraditória. A mesma análise expôs que 9 em cada 10 deles sabem que usar camisinha é a melhor maneira de evitar o vírus da HIV, muitos tem sempre uma desculpa na ponta da linguá para justificar o não uso da camisinha.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a transmissão de DSTs aumentaram de alguns anos para cá. No período de 2006 até 2015, a cada 100 mil habitantes, os casos de homens entre 13 e 19 anos com HIV cresceram de 2,4% para 6,9% ; já de mulheres, subiram de 3,6% para 4,1%.

Em relação a Sífilis, o aumento de casos foi de 3,8% entre 2011 e 2016. Em outubro do ano passado, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o Brasil vive uma epidemia da doença.

No site governamental, há informações sobre a importância do uso da camisinha, como utilizá-la e onde retirar o preservativo. Veja aqui. Você também pode conferir nosso especial papo sério, que traz uma série de matérias com dicas sobre sexualidade, doenças e prevenções.

Confira a matéria com a pesquisa completa publicada na UOL, clicando aqui.

(Visited 22 times, 3 visits today)

Sobre Redação Ligação Teen

Portal Ligação Teen - Entretenimento & Cultura Jovem. Tudo sobre o mundo teen em um só lugar. Namoro, Amizade, Dicas de Relacionamento, Games e muita curtição.

Check Also

v

Colmeia oferece palestra gratuita sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem

Encontro que faz parte do workshop "Conhecer para Fortalecer" abordará temas relacionados às práticas educacionais