Olá Amigo Teen, me chamo Danilo, tenho 15 anos e moro em Niteroi. Há alguns dias atrás meu melhor amigo se assumiu gay para mim. Confesso que na hora fiquei surpreso, e não soube nem o que dizer para ele. Ele me disse dos problemas que enfrenta, em não poder se assumir publicamente, e pediu não que eu entendesse ele, mas que o apoiasse como amigo. Mas aí é que está, eu não sei o que fazer. Como posso ajuda-lo?

Olá Danilo, tudo bom? Que legal que seu amigo confiou em você. Pode ter certeza que pelo simples fato dele ter saído do armário com você, já é sinal que ele confia bastante em ti. Não há uma regra geral, quanto a como apoiar um amigo gay ou uma amiga lésbica. O principal é ser amigo e agir como amigo.

Mas para te dar uma mãozinha, segue alguns pontos importantes que você pode levar em consideração. Estas dicas foram publicadas pelo portal “Tudo Vai Melhorar“, voltado a ajudar o público gay adolescente em várias partes do mundo. Anota aí:

Adolescente conversando ligacao teen

  • Entenda que é mais comum do que parece. Provavelmente não há ninguém que não conheça uma pessoa LGBT. O que acontece é que muitas pessoas não sabem que a pessoa o é, mas cada vez mais é comum as pessoas LGBT assumirem aos seus familiares e amigos que o são.
  • Aceitando que talvez você levará um tempo para aceitar a ideia. Provavelmente no início sentirás que tudo mudou e que a nova situação é muito estranha, mas se mantiveres a amizade com o teu amigo ou amiga constatarás com o tempo que é a mesma pessoa que sempre foi.
  • Escute, sem julgar, o que o teu amigo ou amiga tem para falar. Muitas vezes no princípio é difícil escutar um amigo ou amiga dizer que é LGBT, sem que faças críticas a esse respeito. Deixe que o teu amigo ou amiga se expresse contigo. Aproveite para tirar suas dúvidas, para que ele ou ela as possa esclarecer.
  • Acredite e confie na tua amiga ou amigo. Com certeza ele ou ela demorou muito tempo para se aceitar e se conhecer, por isso confie no que ele lhe conta.
  • Altere a forma como o/a tratas. Se o teu amigo ou amiga te conta que é Transsexual, por exemplo, e te pede para que passe a chama-lo(la) pelo seu novo nome, tente fazê-lo. Apesar de de que as poderá se esquecer, aos poucos irá se acostumar com a situação e ele ou ela sentirá que o/a aceitas como é.
  • Respeita a confidencialidade, se o teu amigo ou amiga te pede para guardar segredo e não contar à ninguém sobre a sua orientação sexual ou identidade de gênero, respeite e não conte mesmo. Ele ou ela confiou em você e você deve aceitar que cabe a eles decidir, sabiamente, quando e onde será adequado que os outros saibam.