Tenho 14 anos e estou querendo ter minha primeira vez, mas tenho algumas dúvidas de como utilizar o preservativo, e também por ser menor de idade, se eu posso comprar camisinha?  (Anônimo)

Olá anônimo, você não disse se é garoto ou garota, então vou pressupor que seja um garoto, mas a dica vale para ambos. O preservativo masculino ou camisinha é uma capa de borracha (látex) que, ao ser colocada sobre o pênis, evita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e do vírus causador da aids, o HIV. A camisinha pode também evitar a gravidez, agindo assim como um eficiente método contraceptivo.

Existem camisinhas para todos os gostos e tamanhos, inclusive algumas marcas possuem modelos voltados ao público adolescentes. Logo, pessoas de qualquer idade podem comprar camisinhas, em qualquer farmácia e até hipermercados. Elas também podem ser encontradas em alguns postos de saúde, onde são distribuídas de graça.

Quanto a como usar a camisinha, vamos replicar, com mais detalhes, as informações do site do Ministério da Saúde.

Dicas de como colocar camisinha:

  1. Certifique-se de que a camisinha não esta vencida;
  2. Abra a embalagem com cuidado – nunca use os dentes, tesouras ou outros objetos pontiagudos – para não furar a camisinha. Coloque a camisinha somente quando o pênis estiver ereto (duro);
  3. Desenrole a camisinha até a base do pênis, mas antes aperte a ponta para retirar o ar. Só use lubrificante à base de água. Evite vaselina, cremes e outros lubrificantes à base de óleo.
  4. Não deixe a camisinha ficar apertada na ponta do pênis – deixe um espaço vazio na ponta da camisinha que servirá de depósito para o esperma;
  5. Aperte o bico da camisinha até sair todo o ar, mas cuidado para não apertar com muita força e estragar a camisinha;
  6. Se ela não ficar bem encaixada na ponta, ou se ficar ar dentro, a camisinha pode rasgar.
  7. Após a ejaculação, retire a camisinha com o pênis duro. Fechando com a mão a abertura para evitar que o esperma vaze da camisinha.
  8. Dê um nó no meio da camisinha e jogue-a no lixo. Nunca use a camisinha mais de uma vez. Usar a camisinha duas vezes não previne contra doenças e gravidez.

Passo a Passo como colocar camisinha

 

Ao tirar a camisinha jogue-a no lixo. Se não quiser que ninguem veja, enrole-a com bastante papel higiênico. E jamais jogue na privada, com certeza você não vai querer entupir a privada e que seus pais descubram da pior maneira possível né?

E se você não quiser por a mão na camisinha, após o uso, utilize também um papel higiênico ou lenço umedecido.

E se no desenho acima não estiver bem claro, veja o passo-a-passo no vídeo abaixo:

Erros mais comuns na hora de colocar a camisinha

Segundo pesquisas, os erros mais comuns relacionados com o uso da camisinha são:

1. Não observar se existem danos

 

2. Colocar a camisinha muito tarde, ela tem de ser colocada antes de iniciar a penetração.

3. Desenrolar a camisinha antes de colocar

 

4. Não deixar espaço na ponta da camisinha

 

5. Utilizar a camisinha sem lubrificante

6. Usar loções à base de óleos com a camisinha de látex

7. Colocar a camisinha do lado errado

8. Usar a mesma camisinha para diferentes atos sexuais

9. Usar preservativo guardado há meses na carteira ou na mochila

A sessão Amigo Teen – Papo Sério, serve apenas como fonte de orientação e estudo, com informações contidas em sites confiáveis da internet. Consulte sempre um especialista ou médico caso tenha mais dúvidas.