Uma gravidez indesejada nem sempre é bem-vinda. E a primeira coisa que passa pela cabeça de um mulher  , sexualmente ativa, quando a menstruação atrasa é a suspeita da gravidez. Mas espere!!! antes de contar para o namorado ou marido faça as contas, pois o seu ciclo pode estar desregulado. Além disso, o que muitas mulheres não sabem é que esse atrasado pode estar associado a outros problemas ginecológicos ou psicológicos.

Segundo a Ginecologista e Obstetra Dra. Erica Mantelli (CRM-SP: 124.315), pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP), se a mulher fizer o teste de gravidez e der negativo, diversas podem ser as causas. “A mulher deve fazer o teste logo pela manhã, pois a primeira urina concentra uma quantidade maior de hormônios, diminuindo as chances do resultar falhar. Se o resultado for negativo, algo pode estar errado no corpo da mulher”, afirma.

São diversas as hipóteses para a ausência temporária de menstruação (chamada de amenorreia) que pode ter a origem em uma situação de estresse – pessoal ou profissional. “O ciclo menstrual é muito influenciado pelos fatores externos ou emocionais, que são suficientes para atrasar a menstruação por alguns dias”, alerta a ginecologista.

A falta de menstruação também pode ser acarretada pelo excesso de exercícios físicos, mau humor ou hormônios. “O uso de tranquilizantes podem aumentar a dosagem do hormônio prolactina que pode vir acompanhado de dor de cabeça e produção de secreção leitosa nas mamas”, disse a médica.

Mulher de fases

As mudanças de fases que a mulher sofre no decorrer da vida pode alterar o ciclo menstrual. Na adolescência, por exemplo, é muito comum a jovem ter alteração no fluxo menstrual. Já na fase adulta, a escolha do anticoncepcional pode pesar. “Muitas mulheres permanecem tomando a pílula errada por muito tempo que pode causar amenorreia e até diminuir a libido”, ressalta a Dra. Erica.

E na menopausa, a mulher passa por uma “montanha-russa” e por isso a menstruação tende a ser instável.

Os culpados

A ginecologista Dra. Erica Mantelli listou os principais culpados pela falta da menstruação, confira:

1- Estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade pode alterar o ciclo menstrual de uma forma que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês.

2- Infecções
Viroses como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites podem ser suficientes provocar uma desordem no seu ciclo menstrual. “Alguns medicamentos para tratar essas doenças pode acabar desregulando a menstruação”, conta a médica.

3-Cálculo
Em alguns casos, a mulher pode calcular errado e achar que a menstruação está atrasada, mas na verdade ela só deve vim terceiro dia do outro mês.

4-Aumento do peso
Ganhar peso ou perder muito rápido pode causar uma alteração hormonal. “Quando o corpo passa por mudanças de peso, ás células de gordura contribui para a produção de estrogênio, hormônio feminino que é responsável pelo amadurecimento dos óvulos. E quando há alteração de peso, o níveis de estrogênio podem interferir na ovulação e na data da menstruação”, saliente Mantelli.

5- Problemas na tireoide
Mulheres que fazem o uso de medicamentos para tireoide podem sofrer pequenas alterações nos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos, que podem provocar atrasos no ciclo menstrual.

6- Ovários policísticos
Mulheres diagnosticadas com a SOP (síndrome dos ovários policísticos) apresentam frequentemente menstruação irregular, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso.

7- Menopausa
A menopausa dá início entre 45 a 55 anos. A falência dos ovários ocasiona uma desregulação no ciclo menstrual. “Se você tem mais de 35 anos e a menstrual está atrasando com frequência, procure um ginecologista”, recomenda a especialista.